Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Jiboia é a espécie de cobra mais comum nos resgates do IPAAM

As cobras estão entre os grupos de animais mais encontrados por moradores da área urbana de Manaus.

Por Ipaam,
sexta-feira, 12 de maio de 2017
 
 
 

Jiboia é a espécie de cobra mais comum nos resgates do IPAAM
Jibóia encontrada na área urbana de Manaus. / IPAAM.

As cobras estão entre os grupos de animais mais encontrados por moradores da área urbana de Manaus que acionam o resgate de fauna do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), sendo a jiboia a espécie mais resgatada em locais como terrenos, residências e igarapés próximos a áreas verdes.

Nos primeiros quatro meses deste ano foram resgatadas 20 jiboias pela equipe da Gerência de Fauna do Ipaam. Em 2016, dos 510 animais silvestres resgatados pelo Ipaam, 76 foram cobras, sendo 60 jiboias.

A jiboia não é uma espécie peçonhenta, pois não possui veneno e muito menos consegue inocular no ser humano, portanto, não oferece risco neste aspecto, ressalta o Gerente de Fauna do Ipaam, o biólogo Marcelo Garcia. A cobra pode medir até 4 metros de comprimento. “Ela não é peçonhenta, apesar da crendice popular associá-la a produzir veneno em certa época do ano, o que não é verdade", esclarece o Gerente de Fauna do Ipaam.  Em casos em que o cidadão localize uma cobra no ambiente urbano, o biólogo recomenda isolar do animal do contato humano e acionar imediatamente o resgate de fauna do Ipaam ou do Batalhão Ambiental.

"Acreditamos que a jiboia se adaptou bem ao ambiente urbano porque ela tem o seu alimento disponível em abundância, principalmente os roedores. As cobras durante a busca de alimento ou em época de reprodução realizam deslocamentos que podem coloca-las em contato com seres humanos", informa o biólogo.

As cobras peçonhentas foram a minoria entre os ofídios resgatados pelo IPAAM em 2016, das 76 cobras resgatadas, apenas três eram peçonhentas, sendo duas jararacas e uma coral verdadeira. "Este número baixo pode ser explicado devido as pessoas com receio de acidentes acabem matando os animais. Portanto as pessoas podem matar a cobra e não informar ao órgão ambiental ou também pelo fato das cobras peçonhentas serem mais encontradas nos ambientes de floresta ao invés do urbano", comenta.

Lembramos que matar animais silvestres é proibido e pode acarretar em multas de R$ 500 a R$ 5.000 por exemplar e prisão de seis a dezoito meses.

O resgate de fauna atende no número (92) 2123-6774, dentro da área urbana. Já o Batalhão de Policiamento Ambiental recebe denúncias através da linha direta 98842-1547 ou ainda pelo 190.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024