Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Novo site da Delegacia Interativa tem mais recursos.

O cidadão que tiver o seu celular roubado, furtado ou extraviado, poderá solicitar o bloqueio do aparelho.

Por Três Comunicação,
sexta-feira, 19 de maio de 2017
 
 
 

Novo site da Delegacia Interativa tem mais recursos.
Novo site da Delegacia Interativa. / Manausonline

A partir desta sexta-feira, 19 de maio, a população amazonense poderá acessar o novo site da Delegacia Interativa (www.delegaciainterativa.am.gov.br), ferramenta criada para a realização de registros de boletins de ocorrências (B.O.). A solução cumpre o papel da tecnologia diminuindo as despesas do Governo e, ao mesmo tempo, facilitando a vida dos cidadãos. Em 2016, 40% das ocorrências foram registradas via Delegacia Interativa. A expectativa é que o número salte para 80%.

O lançamento ocorreu na sede do Governo do Estado com a presença da presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS), Socorro Siqueira, que representou o governador David Almeida, no evento. Algumas das novidades da nova versão são: a disponibilização de mais tipos de crimes para registros de ocorrências, um formulário para solicitação de bloqueio de celular roubado, furtado ou extraviado, opção de consulta se o celular está bloqueado, novo layout, rapidez, melhor navegabilidade para os usuários e acesso via dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Segundo o delegado titular da Delegacia Interativa, Gesson Aguiar, atualmente, a Delegacia Interativa recebe cerca de mil registros de ocorrência por dia, de diversas naturezas criminais, tais como perda e extravio de objetos e documentos, acidentes de trânsito sem vítima, furto e roubo de pequena monta, abandono de lar, perturbação da tranquilidade.

“Agora com o novo site, a população também poderá registrar os crimes de ameaça (exceto casos relacionados à Lei Maria da Penha), os crimes contra a honra, calúnia, injúria ou difamação (exceto relacionado a preconceito) e outras ocorrências não criminais”, explicou o delegado titular.

Ampliação de quadro – A equipe da Polícia Civil responsável pela validação das ocorrências na Internet foi ampliada para atender a nova demanda de boletins, validando os boletins 24 horas por dia, proporcionando maior rapidez na resposta para o cidadão que registrou via internet.

Além disso, Aguiar adianta que o cidadão que tiver o seu celular roubado, furtado ou extraviado, também poderá solicitar o bloqueio do aparelho através do site, preenchendo o formulário de solicitação de bloqueio, que é editável, e enviar para delegacia interativa no seu endereço eletrônico dponline@delegaciainterativa.am.gov.br, o que trará maior comodidade para a população, que não necessitará se deslocar até a delegacia física para a realização do procedimento.

Facilidade – O diretor presidente da Prodam, Márcio Silva de Lira, explica que a nova página vai ajudar a população a identificar melhor os tipos de ocorrências que deseja registrar, como nos casos de roubos e furtos, tipos que ainda causam confusão na hora de realizar o registro do boletim de ocorrência na internet.

Neste caso, por exemplo, o sistema se tornou mais interativo, conversa com o usuário solicitando que o mesmo escolha uma das opções: “se houve ameaça ou agressão física quando levaram meus pertences” ou “se não houve qualquer tipo de ameaça ou agressão física quando levaram meus pertences”. E, dependendo da escolha, o sistema automaticamente o direciona para o tipo criminal correto, permitindo assim a confecção do boletim de ocorrência como se estivesse sendo atendido em uma delegacia pessoalmente.

Violência doméstica – Ainda na mesma linha da interatividade, outro exemplo é que, ao registrar o crime de ameaça, o sistema irá solicitar que o usuário também escolha uma das opções como se estivesse conversando com um atendente para identificar se este crime trata-se de ocorrência de violência doméstica, pois, em caso positivo, ela não poderá ser registrada pela internet, pois necessita de providencias, técnicas, periciais ou judiciais.

Se tratar-se de ocorrência de violência doméstica, a usuária será orientada a procurar uma delegacia física, uma vez que essa ocorrência se enquadra na Lei Maria da Penha e necessita de exames de corpo e delito, medidas protetivas entre outros.

Conceito é do projeto Amazonas na Palma da Mão
O novo site da Delegacia Interativa foi desenvolvido dentro do conceito do projeto Amazonas na Palma da Mão, previsto para ser lançado em junho e que vai reunir os principais serviços do Governo do Amazonas em um aplicativo para dispositivos móveis.

“O novo portal da Delegacia Interativa é totalmente responsivo, ou seja, foi desenvolvido para que a população que acesse via smartphones ou tablets tenha a mesma experiência de quem acessar via desktop. A expectativa é, com isso, que os registros via dispositivo móvel represente a maioria dos acessos”, concluiu.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024