Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Universo infantil na música erudita está em Canções de Ninar

Apresentado pela soprano Daniella Carvalho no XX Festival Amazonas de Ópera (FAO).

Por Secretaria de Estado de Cultura,
sábado, 20 de maio de 2017
 
 
 

Universo infantil na música erudita está em Canções de Ninar
Daniella Carvalho / Divulgação.

Apresentado pela soprano Daniella Carvalho, que hoje espera seu primeiro bebê, recital reúne peças de compositores como Villa-Lobos, Grieg, Britten, Gershwin e Poulenc

 

Além dos temas que envolvem a vida dos adultos, o universo infantil também serve de inspiração para a música erudita. É o que o público poderá conferir no Recital Ambev IV – “Canções de Ninar”, a ser apresentado na próxima segunda-feira (22), às 19h, no Teatro da Instalação. O espetáculo gratuito faz parte da programação do XX Festival Amazonas de Ópera (FAO), realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e do Fundo de Promoção Social, com patrocínio máster do Bradesco Prime e patrocínio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) e da Ambev.

 

“Canções de Ninar” reúne músicas para voz e piano de várias épocas e origens, dentre canções inspiradas nas crianças e relacionadas ao universo infantil. A lista inclui desde peças como “A charm of lullabies, op. 41” (1947), do compositor britânico Benjamin Britten, até “Summertime”, ária da ópera “Porgy and Bess” (1935), do norte-americano George Gershwin, além de obras do norueguês Edvard Grieg, do francês Francis Poulenc e do brasileiro Heitor Villa-Lobos, entre outros.

 

“Cada música traz diferentes aspectos do universo infantil, visto pelos olhos do adulto. Cada uma vem carregada de muita emoção e de histórias”, antecipa a soprano Daniella Carvalho, que interpreta as canções do recital ao lado de Marcelo de Jesus, ao piano, e que propôs o programa do recital inspirada na sua condição de futura mamãe. “A partir disso, pensei em reunir canções não usuais, mas que são bastante exploradas no repertório da música erudita”, explica ela, hoje grávida de seis meses.

 

Daniella menciona como exemplo “Summertime”, cantada como canção de ninar pela personagem Clara em “Porgy and Bess”. “Ela vive um momento bem difícil quando canta essa canção. O mundo ao redor dela parece estar desabando, e ainda assim, quando canta, ela cria todo um mundo de conforto para o bebê em meio ao desespero”, comenta ela.

 

Outras peças do recital trazem tons mais alegres e lúdicos. “Britten traz visões diferentes da criança, com uma canção que traz o olhar de uma mãe, outra de uma babá. Já Poulenc brinca com o balbuciar do bebê, aquele ba-be-bi, falando de bichos”, cita a cantora.

 

No conjunto, o programa do Recital Ambev IV apresenta um repertório abrangente da música erudita feita em torno da infância. “Ele reúne desde a melodia francesa, a música britânica, até a música clássica brasileira. Elas trazem diferentes formas de sentir a criança, de viver a criança, em culturas, ambientes e mundos diferentes”, assinala Daniella.

 

Por conta do trabalho no canto lírico, Daniella já acostuma seu bebê a apreciar a música erudita. “Ele está ouvindo tudo desde o primeiro dia de gravidez! Mesmo quando não estou em ensaio para um espetáculo, estou dando aulas de canto”, explica ela, que participa no FAO também da ópera “Tannhäuser”. “Hoje ele está ouvindo muito o repertório de ‘Canções de Ninar’, ‘Tannhäuser’ e Grieg, que farei em breve em Campinas (SP)”.

 

Trajetória

Mestre e bacharel em Canto pela Manhattan School of Music, Daniella Carvalho já se apresentou em palcos na Itália, Áustria, Estados Unidos e Brasil. Entre outros, já viveu os papéis principais em óperas como “L’amico Fritz”, “Suor Angelica”, “Madama Butterfly, “Tosca”, “Um ballo in maschera” e “La bohème”.

Seu repertório inclui obras raras como “Luonnotar”, de Jean Sibelius; “Songs of a Wayfarer”, de Gustav Mahler; “Verão de 1915”, de Samuel Barber; “Cantata”, de Igor Stravinsky; e “Rejoice in the lamb”, de Britten.

 

PROGRAMA
Recital Bradesco IV – “Canções de Ninar”

 

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Bachianas Brasileiras N°5 – Cantilena
Melodia Sentimental

 

Claudio Santoro (1919-1989)
Acalanto da Rosa

 

Francis Poulenc (1899-1963)
La Courte Paille

 

Franz Schubert (1797-1828)
Arranjo: Franz Liszt (1811-1886)
Ständchen (“Serenata”) (piano solo)

 

Benjamin Britten (1913-1976)
A Charm of Lullabies

 

George Gershwin (1898-1937)
Summertime

 

Johannes Brahms (1833-1897)
Wiegenlied (“Canção de ninar”)

 

Serviço: Recital Ambev IV – “Canções de Ninar” – XX Festival Amazonas de Ópera
Data/hora: Dia 22, segunda-feira, às 19h
Local: Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, S/Nº, Centro
Entrada: Gratuita
Informações: (92) 3622-2224
Classificação indicativa: Livre

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024