Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Manôbike terá mudança da estação na Eduardo Ribeiro

A estação número 7 do Manôbike estará operando em novo local na avenida Eduardo Ribeiro.

Por SEMCOM,
domingo, 21 de maio de 2017
 
 
 

Manôbike terá mudança da estação na Eduardo Ribeiro
Estação número 7 do Manôbike. / Karla Vieira/Semcom.

Até quarta-feira, 24/5, a estação número 7 do Manôbike estará operando em novo local na avenida Eduardo Ribeiro, após um ajuste do sistema. Antes instalada na esquina da Eduardo com a avenida 7 de Setembro, agora o ponto ficará mais acima da via, perto do cruzamento com a rua Henrique Martins.

Com mais de um mês desde sua inauguração, no dia 12/4, o Manôbike soma 3.362 cadastros e 2.685 viagens, sendo que no mês passado foram realizados 1.630 trajetos e até o dia 18 de maio, o sistema computava 1.055 percursos pelo Centro de Manaus.

O horário preferido para o uso das bicicletas é o de 16h às 18h, com 27,90% de registro de retiradas, seguido pelo período de 18h às 20h (24,64%). Os dias da semana de maior utilização das bikes, em maio, foram as segundas, com 30%, e os domingos, com 23%.

Outro dado do sistema é a preferência pelo tipo de passe mensal. Ele foi escolhido em 632 compras, contra 215 do diário, desde a inauguração. E as estações mais usadas em abril e maio são as do trajeto Parque Jefferson Péres, Teatro Amazonas, Praça Heliodoro Balbi, Praça do Congresso e Colégio Militar.

Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Claudio Guenka, o Manôbike é uma tendência em outras capitais e traz exemplo de boas práticas urbanas para a cidade, quanto ao seu uso enquanto ferramenta para o trabalho, como modal e para atividades de lazer, com crianças e a família, ou turístico, passando por pontos icônicos de Manaus.

O projeto
Com o lançamento do Manôbike, a Prefeitura de Manaus, por meio da política pública de mobilidade e transporte defendida pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e o vice-prefeito Marcos Rotta, aumenta o incentivo a meios não poluentes e que visam à melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

A Samba é a responsável pela implantação, operação e manutenção do sistema e assinou Termo de Cooperação com a Prefeitura, após sair vencedora do edital de Chamamento Público lançado pelo Implurb. Não há ônus para o Poder Público.

Horários
O sistema funciona de segunda-feira a domingo, das 6h às 23h, para retirada do equipamento, e 24h para devolução. Manaus tem projeto para 110 bikes disponíveis para 11 estações, mas a rede poderá ser ampliada futuramente, conforme demanda.

No site www.manobike.com.br, o usuário pode se cadastrar e conhecer mais detalhes do projeto. A empresa operadora do sistema informa que denúncias quanto à vandalismo podem ser feitas imediatamente à Central de Atendimento ao Cliente pelo número 4003-0387, para que seja acionada a assistência técnica local.

Campanha
Antes da inauguração do Manôbike, a Prefeitura, em parceria com diversos grupos de pedais, lançou a campanha publicitária “No Trânsito eu Compartilho Respeito”, em fevereiro, ampliando as ações de sensibilização de motoristas em relação aos ciclistas, que podem e devem compartilhar a mesma via.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024