Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Prefeitura estuda uso do cartão cidadão para o sistema Manôbike

Manaus pode ser pioneira em implantar a integração do uso do cartão cidadão.

Por Prefeitura de Manaus,
quinta-feira, 25 de maio de 2017
 
 
 

Prefeitura estuda uso do cartão cidadão para o sistema Manôbike
Um grupo de estudo foi criado para concretizar a implantação da integração. / Altemar Alcântara / Semcom

Manaus pode ser pioneira em implantar a integração do uso do cartão cidadão para o sistema de bicicletas compartilhadas, o Manôbike, que foi inaugurado no mês passado, promovendo a integração de modais que atuam na cidade. Nesta quarta-feira, 24/5, representantes dos órgãos municipais e empresa operadora do sistema se reuniram para fazer o alinhamento da proposta. Um grupo de estudo foi criado para concretizar a implantação da integração e, desta forma, melhorar o atendimento à população usuária.

Participaram do encontro o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Claudio Guenka, o novo superintendente Municipal de Transporte Urbanos (SMTU), Marcel Alexandre, o diretor jurídico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado (Sinetram), Fernando Moraes, e a diretora jurídica da operadora do projeto, Luciana Berardi. No próximo dia 30, na sede da SMTU, haverá uma segunda rodada de encontro, com a participação da diretoria e técnicos do Implurb e representantes do Sinetram, dando continuidade aos trabalhos.

“A Prefeitura de Manaus promoveu um grande avanço ao implantar o Manôbike. E agora sentamos com o SMTU, Sinetram e a empresa operadora para continuar as tratativas já iniciadas e definir como fazer a integração entre os modais de transporte mas, principalmente, realizar a integração com o uso do cartão cidadão, que é prevista no edital assinado com a operadora do projeto”, explica Guenka.

Segundo o diretor, a pauta é conhecida entre os envolvidos e agora é avançar em questões técnicas, jurídicas e tecnológicas para verificar as possibilidades reais para integrar sistemas. “Assim que avançarmos no diálogo entre Implurb, Sinetram e SMTU, e havendo o aval de todos, a empresa vai operacionalizar o uso integrado”, fala o diretor-presidente do Implurb.

Ele lembra que esse modelo seria inédito no Brasil, já que hoje existem previsões em várias prefeituras brasileiras e apenas um projeto-piloto em andamento no Rio de Janeiro. Outro tema em pauta é a previsão de ampliar o Manôbike, estendendo sua rede de ciclorrotas e estações.

Para o presidente do SMTU, Marcel Alexandre, o desafio é incentivar e criar uma nova cultura em todos os sentidos: “Tanto na cultura de pessoas para se mover, quanto na cultura empresarial. É preciso valorizar e empreender ações boas para todos, para a população, para o empreendedor e para a Prefeitura, oferecendo melhores serviços”, explica.

No que depender do Implurb e SMTU, todo o apoio será dado para a integração avançar. Marcel adiantou que há projetos futuros relacionados, como adaptar ônibus para receber bicicletas dos usuários, como existem já em outras grandes capitais. “Manaus pode sair à frente no Brasil, com um modelo urbano e um modal novo. Essa é uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, de buscar inovações”.

O grupo de estudo e trabalho vai verificar a viabilidade da integração, segundo entendimento de Fernando Moraes, do sindicato. “Somos favoráveis a toda e qualquer forma de melhoria a ser implantada no sistema de transporte público da capital. Nossa questão é resolver entraves técnicos e jurídicos, mas vamos trabalhar em conjunto com Implurb e SMTU para chegar a esse avanço”.

A diretora jurídica da empresa que opera o projeto, Luciana Berardi, acha fundamental a integração por atender ao Plano de Mobilidade e ser uma tendência mundial. “Manaus se tornaria uma das Prefeituras pioneiras nesta integração e há uma vontade absolutamente forte de todos os órgãos envolvidos. Quem ganha com isso é a população, com um sistema novo, moderno e de acordo com a política ambiental. É uma forma fantástica para desenvolver a operação”, diz Berardi.

O projeto
Com o lançamento do Manôbike, que tem patrocínio da Hapvida, a Prefeitura de Manaus, por meio da política pública de mobilidade e transporte defendida pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e o vice-prefeito Marcos Rotta, aumenta o incentivo a meios não poluentes e que visam a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

A Samba é a responsável pela implantação, operação e manutenção do sistema e assinou Termo de Cooperação com a Prefeitura, após sair vencedora do edital de Chamamento Público lançado pelo Implurb.

Estações e pontos

Manaus tem 11 estações, em pontos como o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, a centenária avenida Eduardo Ribeiro, Igreja N.S. dos Remédios, Praça do Congresso, Beneficente Portuguesa, citando alguns.

O sistema funciona de segunda-feira a domingo, das 6h às 23h, para retirada do equipamento, e 24h/dia para devolução. As bicicletas, cujo sistema é alimentado por energia solar, são 100% nacionais. Manaus tem 110 bikes disponíveis para as 11 estações, mas a rede poderá ser ampliada futuramente, conforme demanda. O Termo de Cooperação tem prazo de 36 meses e não há ônus para o Município.

Como funciona?

Após cadastro no aplicativo e/ou no site (www.manobike.com.br), o usuário da Manôbike terá a opção de adquirir o passe mensal (R$ 10) ou diário (R$ 5), e não paga valor adicional desde que use de acordo com as regras do projeto. De segunda a sábado, o uso pode ser de 60 minutos ininterruptos, quantas vezes por dia o usuário desejar, desde que respeite o intervalo de 15 minutos entre as viagens. Aos domingos e feriados, o uso passa a ser de 90 minutos.

As estações da Manôbike funcionarão alimentadas por energia solar e são interligadas via sistema de comunicação sem fio, redes 3G e 4G, permitindo que estejam conectadas 24 horas por dia.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024