Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Série Guaraná XIV inicia nesta terça-feira (8)

Nova temporada da série de concertos, criada em 2003, vai até junho de 2018

Por Secretaria de Cultura do Amazonas,
segunda-feira, 7 de agosto de 2017
 
 
 

Série Guaraná XIV inicia nesta terça-feira (8)
Orquestra de Câmara do Amazonas. / Lucas Vítor Sena/SEC

Nova temporada da série de concertos, criada em 2003, vai até junho de 2018, e é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

Uma das séries mais aguardadas da música de concerto brasileira está de volta! A partir desta terça-feira (8), sempre às 20h, o Teatro Amazonas abre suas portas para mais uma edição da Série Guaraná, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, que traz concertos semanais com a Amazonas Filarmônica e a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA).

A Série Guaraná XIV, que vai até junho de 2018, contará, além da presença dos maestros Luiz Fernando Malheiro, Marcelo de Jesus e Otávio Simões, com a participação de solistas e regentes renomados, como a contralto Denise de Freitas, o pianista tcheco Lukas Vondracek, o violinista Alessandro Borgomanero, e os regentes Roberto Tibiriçá e Alberto Veronesi. Regentes locais, como Hilo Carriel e Bruno Nascimento, também estarão à frente da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), que completa dez anos de existência em 2017.

 

Concertos

E já na terça-feira (8), a OCA sobe ao palco do Teatro para apresentar o concerto de abertura da série, em comemoração aos 15 anos de existência da orquestra, com peças de Georg Philipp Telemann, Wolfgang Amadeus Mozart, Nikolai Sokoloff e Steve Reich. Sob regência de Marcelo de Jesus, o espetáculo traz como solistas o tenor Jefferson Nogueira, do Grupo Vocal do Coral do Amazonas, e a soprano francesa radicada em Manaus, Isabelle Sabrié.

De Telemann, a OCA interpreta a sua suíte La Bizarre, TWV 55:G2, dividida entre os movimentos Ouverture, Courante, Gavotte en Rondeau, Branle, Sarabande, Fantasie, Menuet 1, Menuet 2 e Rossignol. Nascido na cidade de Magdeburg, na Alemanha, em 1681, Telemann é considerado um dos compositores mais prolíficos da História, com mais de 800 trabalhos creditados. Faleceu em Hamburgo, aos 86 anos de idade, em 1767.

A segunda peça do concerto é o Noturno para Quatro Orquestras, K. 286, de Mozart. Em três movimentos – andante, alegretto grazioso e menuetto e trio –, a obra foi composta em 1776, inicialmente para o Carnaval de Salzburgo. Seu compositor é considerado um gênio, tendo composto mais de 600 obras, entre óperas, sonatas, música de câmara, sinfonias, entre outras peças, em apenas 35 anos de vida.

De Sokoloff, a peça da vez é a Segunda serenata para orquestra de cordas, op. 23. Nascido em Kiev, Ucrânia, em 1886, Nikolai Sokoloff estudou na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e nos anos de 1916 e 1917, foi diretor musical da Orquestra Filarmônica de San Francisco. Foi também fundador da Orquestra de Cleveland, em Ohio, onde permaneceu de 1918 até o ano de 1932.

Para encerrar a apresentação, a OCA executa a peça Different Trains, do compositor judeu norte-americano Steve Reich, nascido em 1936 e ainda vivo. Dividida em três movimentos – America-Before the War, Europe-During the War, After the War –, a peça traz uma reflexão a respeito do Holocausto. Durante a Segunda Guerra Mundial, Reich viajava entre Nova York e Los Angeles para visitar seus pais que haviam se separado. Anos mais tarde, enquanto compunha a peça, Reich pensou que ao invés de estar visitando seus pais, poderia estar dentro de um trem a caminho de um campo de concentração.

Serviço: Abertura da Série Guaraná XIV, com a Orquestra de Câmara do Amazonas

Local: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro

Data/hora: Terça-feira, dia 8 de agosto de 2017, às 20h

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: Livre.

Informações: (92) 3232-1768

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024