Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


4a edição do Passo a Paço levou mais de 50 mil pessoas ao Centro

O Passo a Paço teve sua quarta edição no último fim de semana.

Por Ulysses Marcondes / Semcom e Assessoria Manauscult, Prefeitura de Manaus
segunda-feira, 14 de agosto de 2017
 
 
 

4a edição do Passo a Paço levou mais de 50 mil pessoas ao Centro
Passo a Paço. / Ricardo Oliveira/Semcom

Um marco na ressignificação do Centro Histórico de Manaus, o Passo a Paço teve sua quarta edição no último fim de semana, reunindo mais de 50 mil pessoas, nas duas noites do evento, no entorno do Paço da Liberdade. No domingo, 13/8, a cantora Alcione cantou para milhares de fãs, com vista ao rio Negro, no palco montado na Praça dos Ingleses, no Porto de Manaus.

O prefeito Arthur Virgílio Neto prestigiou a última noite do evento. Ele estava acompanhado da primeira-dama, Elisabeth Valeiko, e do vice-prefeito Marcos Rotta, que também levou sua esposa, Tecla Caddah. Para o prefeito as ações que trazem o público de volta ao local onde a cidade começou fazem parte do projeto de revitalização do Centro Histórico de Manaus, além das obras físicas que a prefeitura já concluiu, como o restauro do Mercado Municipal Adolfo Lisboa e a Nova Eduardo Ribeiro.

“O Passo a Paço em sua quarta edição está mais maduro e melhor do que qualquer outro. Ele reúne arte, gastronomia e expande, cada vez mais, nossa cultura para o povo que participa do evento”,  destacou o prefeito.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o evento está consolidado no Calendário Cultural de Manaus e a cada nova edição ganha mais espaço entre o público manauara. “Precisamos valorizar o que temos, estimular o comércio, a geração de trabalho e renda em Manaus. Nesta edição, abrimos mais uma porta, colocando um palco de frente para o rio e foi um sucesso”, comentou.

Mais uma vez, o Passo a Paço foi marcado pela segurança, pela diversidade cultural e a mistura de elementos, da gastronomia ao teatro, do cinema aos shows musicais. No sábado e no domingo foram 20 shows com artistas locais, três shows com artistas nacionais, duas peças teatrais, feira de artesanato, exposições, cinema, além da feira gastronômica com mais de 40 chefs.

Fundo Manaus Solidária

Este ano, além de todas as novidades na programação, o Passo a Paço contou, ainda, com a estreia do Fundo Manaus Solidária (FMS), que montou um stand em meio à feira gastronômica para apresentar aos frequentadores as principais linhas de atuação do Fundo e de que maneira podem contribuir.

“É o primeiro evento da prefeitura que o Fundo Manaus Solidária apresenta seu trabalho para a população, explicando de que maneira todos podem contribuir. Queremos deixar claro que não é só com dinheiro, é possível contribuir também com o nosso tempo, com amor e muita solidariedade” explicou a primeira-dama Elisabeth Valeiko, que preside o FMS.

A amazonense Vivian Amorim, que ganhou notoriedade nacional ao participar de um reality show, também fez questão de conhecer mais sobre o Fundo Manaus Solidária. Ela tem participado de muitos eventos em todo o País e elogiou a organização e a oportunidade que o povo manauara tem de receber cultura, história, música e gastronomia em um só lugar.

“Fico honrada em participar de um evento que explora nossa cultura, não só em relação ao espaço, mas em relação à nossa gastronomia, aos nossos artistas, que tiveram esse privilégio de  participar juntamente com artistas nacionais, e fazer de Manaus uma cidade do entretenimento, mostrando nossas riquezas culturais”, disse.

Gastronomia

Entre os pratos que foram servidos no Passo a Paco, o chefe Rogério Bessa, da Pizza a Bessa, destacou o sucesso nas vendas e a satisfação em participar do evento. “Estamos muito felizes em participar dessa quarta edição, tendo em vista que a gente veio com um propósito de mostrar o que realmente fornecemos na nossa casa. Por isso, trouxemos nosso forno à lenha móvel para mostrar que e possível fazer uma pizza de qualidade assada nas maiores tradições’’, contou, destacando que as vendas superaram todas as expectativas.

Da mesma maneira a chefe Tatiana Santos, do Brownie 092, contou que as vendas foram sucesso até o fim do evento. “Das 20h até às 01h as vendas ‘bombaram’ e nós estamos muito satisfeitos em participar de um evento desse porte’’, finalizou.

Música

Retornado aos palcos manauara, pela primeira vez, após uma temporada na Europa, a cantora Karine Aguiar fez o publico balançar durante sua performance e falou da emoção de levar canções que dialogam com o público.

“É uma satisfação enorme participar do Passo a Paço que, para nós, é um evento inovador que revitalizou uma área da cidade. Ver o Paço da Liberdade, que é uma localidade com um grande valor histórico para Manaus, recebendo arte nas áreas de gastronomia, músicas, economia criativa e outros, é uma alegria e nós estamos felizes em fazer parte disso”, falou Karine.

Já Marrom, como é carinhosamente chamada a cantora Alcione, disse que se sente em casa vindo para Manaus. “Eu estou acostumada em vir para alguns eventos em Manaus. Na verdade, Manaus é cheia de eventos, promove muito o encontro de artistas, de cultura”, elogiou. “Estou achando ótimo participar do Passo a Paço, sinto-me muito bem-vinda e já comi meu Pirarucu de Casaca que não sou besta nem nada”, brincou.

Paço e IGHA

Aproximadamente dez mil pessoas também aproveitaram para conhecer o Paço da Liberdade e o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), que ficaram abertos para visitação durante o fim de semana.

O Paço da Liberdade abriu as portas para receber a exposição "Monumentalidade", com quadros do artista plástico Moacir de Andrade, com Óscar Ramos como curador. Já no IGHA, o acervo arqueológico do Museu Crisântemo Jobim, atraiu a curiosidade de quem passou pela feira. No mesmo local, o bazar organizado pelo Movimento 092 também reuniu os amantes de artesanato na feira de economia criativa.

A terapeuta Mirian Belo veio de Curitiba. Em sua primeira visita a Manaus, ela aproveitou para participar do Passo a Paço. “Vim para conhecer essa maravilha de evento, muito bem organizado, seguro. Manaus tem uma ênfase muito rica em cultura", afirmou.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024