Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Exposição mostra a região de Tohoku sob as lentes

A exposição que retrata a região de Tohoku, com imagens do passado e do presente do local.

Por Secretaria de Cultura do Amazonas,
sábado, 26 de agosto de 2017
 
 
 

Exposição mostra a região de Tohoku sob as lentes
“TOHOKU – Através do olhar dos fotógrafos japoneses” / Teisuke Chiba

Parceria entre o Governo do Amazonas e o Consulado Geral do Japão em Manaus traz a exposição que retrata a região de Tohoku, com imagens do passado e do presente do local

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Consulado Geral do Japão em Manaus e Fundação Japão São Paulo, traz a Manaus a exposição “TOHOKU – Através do olhar dos fotógrafos japoneses”. A mostra entra em cartaz nesta quarta-feira (30), às 19h, no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro, onde segue em exibição até o dia 1º de outubro, com visitação gratuita sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 14h, e aos domingos, das 9h às 13h.

A exposição itinerante, que já passou por São Paulo e Curitiba, chega a Manaus trazendo 123 imagens de uma Tohoku (Região Nordeste do Japão) ainda não tão conhecida do grande público, divulgando o trabalho de nove fotógrafos individuais, de diferentes gerações e tendências, todos originários daquela área. São eles: Teisuke Chiba, Ichiro Kojima, Hideo Haga, Masatoshi Naito, Hiroshi Oshima, Meiki Lin, Masaru Tatsuki, Sendai Collection, Nao Tsuda e Naoya Hatakeyama. A curadoria é de Kotaro Iizawa, crítico de fotografia, nascido em Sendai em 1954 e formado pela Nihon University em 1977.

“A exposição não retrata tragédia. Revela o cotidiano e a arte daquela região do Japão, a tradição de Tohoku, exibida pelas lentes de fotógrafos japoneses. Ficamos felizes em receber esse apoio da Secretaria de Cultura para trazer a exposição para Manaus. Dessa forma, o público local poderá conhecer um lado mais belo daquela região fria, porém muito rica em cultura. A população de lá é muito trabalhadora e luta para sobreviver às adversidades”, destaca Sandra Nagase, assistente administrativa do Consulado Geral do Japão em Manaus.

História de solidariedade e união

Situada na região nordeste do arquipélago japonês, Tohoku é dividida em seis províncias – Aomori, Iwate, Akita, Yamagata, Miyagi e Fukushima – ganhando visibilidade pública diante do grande terremoto que sofreu no dia 11 de março de 2011, acontecimento que foi divulgado por meio de fotos e vídeos, rapidamente retransmitidas pelos meios de comunicação de massa.

O sismo atingiu o grau 7 – a magnitude máxima da escala de intensidade sísmica da Agência Meteorológica do Japão – e causou danos substanciais ao país, incluindo a destruição de rodovias e linhas ferroviárias, assim como incêndios em várias regiões, e o rompimento de uma barragem. Aproximadamente 4,4 milhões de habitantes no Nordeste do Japão ficaram sem energia elétrica, e 1,4 milhão sem água.

Mas a exposição vai na contramão da tragédia amplamente divulgada e vai revelar, por meio de fotografias, o ambiente natural e cultural da região junto com seu povo e seu modo de vida, deixando de lado a proposta de documentar os danos ou a recuperação do local afetado.

Na mostra, fotografias tiradas nos anos 1940 estarão ao lado de imagens do presente. Com isso, apresentam as perspectivas pessoais dos fotógrafos, que representam passado, presente e futuro, introduzindo aspectos fascinantes de Tohoku para o mundo.


SERVIÇO
Exposição “TOHOKU – Através do olhar dos fotógrafos japoneses” 
Local: Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro
Período: De 30 de agosto a 1º de outubro
Visitação: De terça a sexta-feira, das  9h às 14h, e domingos, das 9h às 13h
Entrada: Gratuita
Classificação Indicativa: livre.
Realização: Fundação Japão São Paulo, Consulado Geral do Japão em Manaus e Secretaria de Cultura do Amazonas

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024