Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Praça da Matriz recebe últimos ajustes para ser entregue à população

Marcada para o dia 15 de Novembro, a reinauguração da praça da Matriz.

Por João Paulo Gonçalves / Semcom,
sábado, 16 de setembro de 2017
 
 
 

Praça da Matriz recebe últimos ajustes para ser entregue à população
Praça da Matriz. / Altemar Alcantara / Semcom

Marcada para o dia 15 de Novembro, a reinauguração da praça da Matriz será na data em que se comemora a Proclamação da República e que dá nome ao espaço, símbolo do resgate e valorização do Centro Histórico de Manaus. Neste sábado, 16/9, o secretario-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, visitou as obras que passam pelos últimos ajustes antes da entrega à população.

“A Matriz é uma praça que, na Manaus antiga, reunia famílias que moravam, principalmente, no centro da cidade. E nós vamos conseguir entregar até dia 15 de novembro a obra pronta, para a população voltar a usar esse lugar como ele merece”, destacou Bisneto.

O secretário-chefe ressaltou, ainda, o tamanho da carga histórica da obra. “Não podemos negar que a obra atrasou, mas é um compromisso nosso devolver para a população esse símbolo que faz parte da história da nossa querida Manaus”, completou Bisneto.

A praça 15 de Novembro, mais conhecida como praça da Matriz, era o ponto de entrada da cidade, principalmente daqueles que chegavam de barco. ”Através da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, Manaus está reencontrando sua identidade, a sua história aqui no Centro. Para nós é uma imensa alegria ter essa praça, que é um cartão-postal, reaberta para a visita de toda a população”, disse o subsecretário do Centro Histórico de Manaus (Subsemch), Rafael Assayag.

Atualmente, as obras na Matriz estão em fase final e se concentram na criação de novos passeios aos pedestres. A instalação dos últimos paralelepípedos na área do entorno do antigo aviaquário já foram iniciadas. Lá foram encontradas pedras jacarés e lióz, da criação original, vindas diretamente de Portugal. O local será isolado e servirá como uma espécie de sítio arqueológico, onde a população poderá observar os achados da história.

Toda área do Relógio Municipal já está, praticamente, concluída. A parte de iluminação, instalação dos paralelepípedos e jardinagem já estão completamente prontos. O monumento histórico terá seu maquinário renovado, além da revitalização interna, expondo o teto trabalhado em adornos, há muito tempo escondido e esquecido na história.

Paisagismo

No total, serão plantadas 32 árvores da espécie oitizeiros em canteiros onde já existiam elementos arbóreas da mesma espécie e áreas onde ainda não havia, a exemplo do passeio público, em frente ao Terminal da Matriz. A praça possui, ao todo, 163 árvores.

Para a reinauguração da Matriz será realizada uma missa campal, que será presidida pelo Arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024