Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Especialista em finanças apresenta alternativas de investimentos

O professor do curso de Ciências Contábeis da UniNorte e especialista em Finanças, Geovanni Silva, apresenta alguns tipos de aplicações.

Por Três Comunicação,
segunda-feira, 16 de outubro de 2017
 
 
 

Especialista em finanças apresenta alternativas de investimentos
Geovanni Silva / Divulgação.

O final do ano está chegando e logo os trabalhadores começarão a receber o 13º salário. Para quem deseja aproveitar esse dinheiro extra para investir, o professor do curso de Ciências Contábeis da UniNorte e especialista em Finanças, Geovanni Silva, apresenta alguns tipos de aplicações seguras e mais rentáveis do que a caderneta de poupança.

Segundo o professor, o retorno de quem investe na caderneta de poupança é muito baixo. Atualmente, o percentual é de aproximadamente 7%. “Isso significa praticamente nenhum retorno para o investidor, por conta da inflação”, frisou.  Entre as alternativas para quem está pensando em poupar algum dinheiro para o futuro estão o Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Tesouro Direto.

O CDB é um título que o banco gera a favor do investidor, garantindo que no vencimento será pago o valor emprestado e mais os juros. Geovanni Silva explica que o banco pega o dinheiro de quem tem sobrando e quer investir e empresta pra quem precisa. A vantagem desse tipo de investimento é que ele possui mais rentabilidade do que a poupança, inclusive, acima da inflação. Os bancos normalmente permitem o resgate do dinheiro investido a qualquer tempo, o que é chamado de liquidez diária. A desvantagem do CDB é que há cobrança de Imposto de Renda sobre o rendimento, variando de 15% a 22,5% sobre o lucro, dependendo do tempo que o cliente demora para resgatar o dinheiro, quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menor será a alíquota utilizada.

O LCI e LCA são títulos emitidos pelos bancos, para obtenção de recursos destinados a financiamentos do setor imobiliário e de agronegócio, respectivamente. Esse tipo de investimento é isento de imposto de renda e também oferece retorno superior ao da poupança. A desvantagem é que esses títulos só podem ser resgatados no vencimento e o dinheiro não pode ser movimentado. “Quem pensa em aplicar dinheiro no LCI e LCA precisa ter um objetivo muito bem definido. Se a pessoa está  investindo para comprar um carro daqui a um ano, por exemplo, o ideal é escolher um título com vencimento nesse prazo”, disse.

Outra alternativa é o Tesouro Direto, que é uma aplicação em títulos públicos. O investidor empresta dinheiro para o governo e recebe o valor de volta com juros bem mais vantajosos do que os da poupança. Para aplicar no Tesouro Direto, o primeiro passo é cadastrar-se em uma instituição financeira conhecida como corretora de valores. Em seguida, é preciso conhecer os tipos de títulos públicos.

O Tesouro Direto é dividido em três grupos. O primeiro é o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic). Nele, o retorno é feito conforme a variação da taxa Selic, ou seja, se no período em que foi feita a aplicação a taxa estiver em 8,0% ao ano, o rendimento será próximo desse número, ideal para investimentos de curto prazo, permite resgate a qualquer tempo. Tem, ainda, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em que o retorno é conforme a variação da inflação e mais uma taxa prefixada, ideal para vencimentos de longo prazo, permite resgate a qualquer tempo. E no Tesouro Prefixado, a pessoa sabe exatamente qual será a rentabilidade, no momento do vencimento.

Depois de conhecer os tipos de investimento e a orientação do professor, é só definir um objetivo para uso do dinheiro, antes de aplicar. “Não adianta comprar um título com vencimento em 2035, se existe o desejo de utilizar o dinheiro daqui a três anos”, ressaltou. 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024