Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


`Romances` de Beethoven abrem agenda de concertos matinais

Programação nos Centros Culturais Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça.

Por Secretaria de Cultura do Amazonas,
terça-feira, 31 de outubro de 2017
 
 
 

`Romances` de Beethoven abrem agenda de concertos matinais
Recital “Beethoven Romances”. / Divulgação

Programação nos Centros Culturais Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça terá concertos e recitais de música vocal e instrumental, aos sábados e domingos, com entrada gratuita

 

O recital “Beethoven Romances” marca o início de uma agenda de espetáculos nos Centros Culturais Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça, nas manhãs de sábado e domingo, em todo o mês de novembro. A programação traz recitais e concertos de música vocal e instrumental, aos sábados, no Palácio Rio Negro, e aos domingos, no Palácio da Justiça, sempre às 11h e com entrada gratuita, numa realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

 

Abrindo o calendário, o recital de violino e piano “Beethoven Romances” será apresentado no Palácio Rio Negro, no sábado (4), e no Palácio da Justiça, no domingo (5). Capitaneado pelos instrumentistas amazonenses José Jonas Júnior (violino) e Bruno Nascimento (piano), o programa terá três peças de Ludwig van Beethoven (1770-1827), com destaque para os dois “Romanzen” – “romances”, em português – do gênio alemão.

 

“Os ‘Romanzen’ para violino e orquestra são escritos na primeira fase criativa de Beethoven, quando o compositor está absorvendo a estética composicional de seu tempo”, afirma Jonas Jr., que dedicou às duas peças, escritas entre 1798 e 1801, a pesquisa de mestrado que defendeu na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART/IPCB), em Portugal, no ano passado.

 

As composições, acrescenta Jonas Jr., revelam “a simplicidade e a genialidade” de Beethoven num período que muitos estudiosos veem como a primeira fase musical do compositor germânico. “Nessas obras, é possível observar que a sua proclamação de ser o poeta dos sons se faz jus de maneira notória”.

 

Completando o repertório do recital, Jonas Jr. e Nascimento apresentam ainda o “allegro” da “Sonata para piano e violino em fá maior (Primavera)”, composta na mesma época dos “Romances”. Antes da apresentação e entre uma composição e outra, os músicos também aproveitam para conversar com o público, revivendo um pouco da história de Beethoven e revelando curiosidades sobre o compositor e as obras escolhidas para o programa do espetáculo.

 

Formação – A programação de espetáculos matinais nos fins de semana no Palácio Rio Negro e no Palácio da Justiça faz parte de uma ação regular promovida pelos Corpos Artísticos da SEC para aproximar o público da música vocal e instrumental. As apresentações têm a participação de músicos e regentes da Amazonas Filarmônica, Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), Coral do Amazonas e de outros conjuntos mantidos pela Secretaria, entre grupos profissionais e de formação.

 

“São apresentações voltadas para a formação de público, realizadas nos espaços culturais e em horário acessível a pessoas de todas as idades. Os músicos conversam e interagem com a plateia. A proposta é levar a família para dentro do universo da música, instrumental e vocal, desde o pequeno espectador até o adulto”, resume Marcelo de Jesus, maestro e diretor de Corpos Artísticos da Secretaria.

 

Seguindo esse ideal, os concertos matinais realizados nos espaços culturais seguem formatos e linhas musicais bastante diversificadas. “Já tivemos séries como ‘Café Concerto’, com a OCA, e ‘Piano Manaus’, além de diversos espetáculos temáticos – concertos de músicas para bebês, de música sacra e, mais recentemente, em comemoração aos 130 anos de Heitor Villa-Lobos, por exemplo”, enumera De Jesus.

 

Agenda – Após o “Beethoven Romances”, a programação musical das manhãs de sábado e domingo nos Centros Culturais Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça segue com atrações diversas ao longo do mês de novembro.

 

No Palácio Rio Negro, a agenda inclui apresentações do Madrigal da Casa de Música Ivete Ibiapina, sob a regência de Natália Sakouro, no dia 11; e do Grupo Vocal do Coral do Amazonas, conduzido por Zacarias Fernandes, no dia 18; mais um recital de canto e piano com a mezzo-soprano norte-americana Leneida Crawford e a pianista Joana Cunha de Holanda, no dia 25.

 

O Palácio da Justiça, por sua vez, deverá receber a apresentação do Madrigal da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com o maestro Adroaldo Cauduro, no dia 12; o recital “Amazônia Encanto”, com Amanda Aparício e Hugo Pinheiro, no dia 19; e um recital de trombone e piano com Hugo Pinheiro e Marcelo de Jesus, no dia 26.

 

Quem são – Natural de Manaus, José Jonas Júnior iniciou sua formação musical no violino no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, sob a orientação de Elena Koynova. Seguindo seus estudos, graduou-se no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e fez seu mestrado na ESART/IPCB, em Portugal. Foi integrante da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica (OEAF), e hoje atua como músico convidado da Amazonas Filarmônica em alguns programas.

 

Nascido em Manaus, Bruno Nascimento começou seus estudos em música no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. É graduado em Música pela Ufam, com mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Missouri-Columbia, nos Estados Unidos. Foi primeiro pianista da OEAF e atuou como regente convidado à frente da OCA e da Amazonas Filarmônica. Atualmente é professor do curso de Música da Faculdade de Artes (Faartes) da Ufam.

 

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão nas redes sociais Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).

 

PROGRAMA
Recital “Beethoven Romances”

Allegro da “Sonata para piano e violino em fá maior, op. 24 (Primavera)” (1800/1801)
“Romance para violino e orquestra nº 2 em fá maior, op. 50” (1798)
“Romance para violino e orquestra nº 1 em sol maior, op. 40” (1801)

 

PROGRAMAÇÃO
Espetáculos matinais nos Centros Culturais da SEC

Centro Cultural Palácio Rio Negro
Dia 11: Madrigal da Casa de Música Ivete Ibiapina - Regência de Natália Sakouro
Dia 18: Grupo Vocal do Coral do Amazonas - Regência de Zacarias Fernandes
Dia 25: Recital de canto e piano com Leneida Crawford (EUA) e Joana Cunha de Holanda

Centro Cultural Palácio da Justiça
Dia 12: Madrigal da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Regência de Adroaldo Cauduro
Dia 19: Recital de canto e trombone “Amazônia Encanto”, com Amanda Aparício e Hugo Pinheiro
Dia 26: Recital de trombone e piano com Hugo Pinheiro e Marcelo de Jesus

 

Serviço: Recital “Beethoven Romances”, com José Jonas Júnior e Bruno Nascimento
Data/hora: Sábado, dia 4, e domingo, dia 5 de novembro, sempre às 11h
Locais: Centro Cultural Palácio Rio Negro, avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro (dia 4); e Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro (dia 5)
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre


 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024