Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Workshop debate fomento à economia na Amazônia



Por Márcio Gallo, SuFRAMA
quinta-feira, 9 de novembro de 2017
 
 
 

Workshop debate fomento à economia na Amazônia
Workshop sobre financiamento e fomento industrial. / Márcio Gallo

O auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) foi palco, nesta quinta-feira (9), do "Workshop sobre financiamento e fomento industrial e o desenvolvimento regional", voltado a estimular o incremento de ações que possam atrair e expandir investimentos para o Polo Industrial de Manaus (PIM) e toda a Amazônia. O evento, realizado pela autarquia, foi aberto pelo superintendente da SUFRAMA, Appio Tolentino, e contou com a presença do superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Marcelo Pereira, do economista Rodemarck Castelo Branco, do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, e do vice-presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Pedro Mendonça Neto.

Estavam presentes, ainda, o diretor executivo da Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), Pedro Teixeira, representantes de entidades de classe – como a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) – e da indústria local, além de consultores empresariais e servidores da SUFRAMA. Ainda participaram do workshop representantes de instituições financeiras, como o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Banco da Amazônia (Basa) e Agência de Fomento do Estado (Afeam).

Na ocasião, o superintendente Appio Tolentino destacou a necessidade de se alavancar a economia da região e afirmou que “o crescimento econômico se faz com a união de todos os atores presentes na Zona Franca de Manaus. É preciso que todos interajam em parceria à disposição das indústrias, empresas e o comércio aqui instalados, fornecendo cada vez mais informações para que todos entendamos corretamente quais os entraves existentes na região e como superá-los. Da mesma forma, é preciso fornecer mais informações sobre como ter acesso ao crédito". Tolentino lembrou dos programas 'SUFRAMA Itinerante' e 'SUFRAMA nos Municípios', atentando que são justamente para estimular o crescimento em todas a área de abrangência da autarquia.

O superintendente adjunto Marcelo Pereira acrescentou que o evento "tem como um dos objetivos principais aproximar aqueles atores que têm recursos, como os bancos comerciais, àqueles que são os tomadores de recursos, como o comércio e a indústria local". Pereira disse que é interessante que as instituições financeiras entendam a necessidade de se criar linhas especiais de crédito que estimulem o crescimentos dos setores e fomentem a geração de empregos, tendo em vista um universo de mais de cerca de 500 empresas instaladas somente no PIM.

O economista Rodemarck Castelo Branco foi o palestrante principal do workshop e apresentou um panorama da economia do Amazonas, com destaque para a concentração econômica acentuada na capital do Estado, Manaus. "Temos dados como o percentual do Produto Interno Bruto (PIB) do município, que representa 78% do total do Amazonas, a concentração populacional, onde 53% da população reside na capital, e a arrecadação do ICMS (Manaus gera 92% do imposto estadual), que demonstram a disparidade em relação aos demais municípios do Estado", pontuou. Rodemarck afirmou, também, que hoje a sociedade mundial vive momentos de transformação. "Mudanças de uma época a partir da acelerada evolução tecnológica que pode impactar governos de todo o mundo, e precisamos estar preparados", ressaltou.

O diretor executivo da Suder/RO, Pedro Teixeira, lembrou a importância histórica das ações promovidas pela SUFRAMA em toda a região e pregou que é necessário o apoio e a união da bancada federal em prol do desenvolvimento regional. "A classe empresarial é aquela que gera riquezas e empregos e a classe política precisa fazer sua parte, apoiar a SUFRAMA e, indiretamente, apoiar os empresários de toda a Amazônia", disse.

Ainda durante o evento, os representantes das instituições financeiras apresentaram alguns projetos voltados à região e se colocaram à disposição para uma maior interação tanto com os integrantes dos setores públicos e privado, visando a uma expansão crescente da atividade econômica em toda a Amazônia.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024