Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Soufflé de Bodó realiza a segunda temporada no Casarão de Ideias

“Vestido Queimado” fará temporada no Casarão de Idéias durante o mês de dezembro.

Por Fabrício Nunes,
sábado, 2 de dezembro de 2017
 
 
 

Soufflé de Bodó realiza a segunda temporada no Casarão de Ideias
Espetáculo “Vestido Queimado”. / Divulgação.

“Vestido Queimado” fará temporada no Casarão de Idéias durante o mês de dezembro

A Soufflé de Bodó Company inicia a segunda temporada do ano do seu novo espetáculo, “Vestido Queimado”, que ficará em cartaz no Casarão de Ideias durante os sábados de dezembro nos dias 02, 16 e 23, sempre às 19h. Os ingressos serão vendidos no local a R$ 15 (meia). O projeto é uma realização da Soufflé de Bodó e do Serviço Social do Comércio Amazonas (Sesc), por meio do edital Residência do Sesc de Artes Cênicas 2017.

A montagem da peça, que tem direção e dramaturgia de Francis Madson, segue a proposta estética do Teatro de Papel (Toy Theater ou Théâtre de Papier), popular entre os séculos 18 e 19. Nesse gênero de teatro, o papel é usado como suporte artístico para a criação de personagens miniaturizados e manipuláveis.

Segundo Francis Madson, “Vestido Queimado” é uma narrativa fantasiosa sobre a amizade entre duas pessoas. “Esse espetáculo é resultado de um projeto de pesquisa cênica que temos dentro da companhia. O Teatro de Papel é uma forma estética e prática de contar histórias que nos interessou bastante, pelo relativo ineditismo na região Norte e no Brasil de um modo geral. O Teatro de Papel é um modo de fazer teatro que nos fez repensar a maneira de trabalhar dentro da Soufflé”, afirma.

Ele ainda complementa que, “Vestido Queimado” também traz um diálogo entre o Teatro de Papel, surgido na Europa, e a arquitetura dos trópicos. “No protótipo estrutural que fizemos, a referência do espaço cênico é o Teatro Amazonas”, completa ele. “A proposta é estética, mas também política, porque estamos trabalhando com uma dramaturgia imagética. No futuro, queremos realizar outras produções para esse tipo de teatro, que permite todos os tipos de montagem cênica”, diz o diretor

PRODUÇÃO

No elenco de “Vestido Queimado” estão os atores Carol Santa Ana, Denis Carvalho, Klindisson Cruz e Yago Reis, que manipulam os personagens e o cenário durante a apresentação. A direção de arte e as ilustrações são assinadas por Eric Lima, e a trilha sonora original é de Yago Reis.

Francis Madson explica que, inicialmente, toda a dramaturgia do espetáculo foi desenhada em papel ofício A4. “Durante a produção, realizamos pesquisa para uso de diferentes tipos de papéis, como Triplex, Paraná, acetato, etc. Além disso, realizamos protótipos do palco e de todos os desenhos em papel Paraná para reduzir o consumo de papel. Por fim, todos os elementos de cena foram confeccionados em papel especial sem corantes artificiais”.

SOBRE O TEATRO DE PAPEL

O Teatro de Papel é uma expressão típica da época romântica. Teve na sua origem a grande paixão pelo teatro sentida pela alta burguesia dos séculos 18 e 19, e servia para reproduzir no seio das famílias as peças de teatro célebres, tornando-as acessíveis e visíveis às crianças.

“O teatro de papel ‘copia’ na arquitetura, maquinaria, iluminação, texto e narrativa o teatro da época. Era comum cada casa burguesa ter um Teatro de Papel para a diversão da família com histórias populares como as dos irmãos Grimm ou Shakespeare”, acrescenta Madson.

A partir da segunda metade do século 19, o gênero ganhou reconhecimento por conta do papel educativo do teatro e pelos aspectos criativos que ele podia promover entre as crianças. Nessa altura, o Teatro de Papel passou a ser uma espécie de brinquedo voltado a esse público.

SERVIÇO
O quê: Temporada do espetáculo “Vestido Queimado”
Quando: 02, 16 e 23 de Dezembro, às 19h
Onde: (colocar endereço)
Quanto: R$ 15 (meia)

FICHA TÉCNICA
Direção, iluminação, figurino e dramaturgia: Francis Madson
Coordenador de Produção: Denis Carvalho
Elenco: Carol Santa Ana, Denis Carvalho, Klindisson Cruz e Yago Reis
Direção de arte e ilustração: Eric Lima
Produçao de arte: Carol Santa Ana, Denis Carvalho, Klindisson Cruz, Francis Madson e Lauri Gitana
Trilha sonora original: Yago Reis

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024