Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Duas chapas concorrem à eleição do Conselho Regional de Biologia

A eleição será histórica porque, pela primeira vez, duas chapas se enfrentam na disputa.

Por Três Comunicação,
segunda-feira, 4 de dezembro de 2017
 
 
 

Duas chapas concorrem à eleição para o Conselho Regional de Biologia (CRBio) da 6ª região, que abrange Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará. A eleição será histórica porque, pela primeira vez, duas chapas se enfrentam na disputa pela direção do Conselho. Desde que a entidade foi criada, em 2006, apenas um grupo se apresenta para o posto.

A votação será toda eletrônica (online), pelo site www.crbio06.gov.br. O processo de votação acontecerá no período de 15 de dezembro, a partir das 10h, a 22 do mesmo mês, encerrando às 17h, horário Brasília. Os concorrentes no pleito são: Chapa 1 – Biólogos em Ação – Fortalecendo a Profissão e Chapa 2 – Integração e Valorização do Biólogo na Amazônia, composta pelo grupo que hoje está na direção da entidade. Cada chapa concorre com 10 membros para o conselho efetivo e mais 10 suplentes. O mandato é de quatro anos, a partir de janeiro de 2018, encerrando em 2022.

Segundo Andréa Moura, que concorre à direção do CRBio 06 pela chapa “Biólogos em Ação”, a entidade precisa estabelecer diálogo com as empresas que contratam profissionais da área e promover discussões com a classe, que resultem em ações efetivas para coibir irregularidades que vêm ocorrendo no mercado. “Hoje, não há controle e nem fiscalização. Muitas vezes por desconhecimento, as empresas contratam profissionais de outras áreas, por exemplo, para elaborar estudos técnicos ambientais, uma atividade que também deve ser executada por biólogo, afirmou, citando, ainda, que professores de outras áreas são admitidos para ministrar a disciplina de Biologia, nas escolas.

Na região de abrangência do Conselho local, são quase 5 mil biólogos registrados, entretanto, o índice de inadimplência supera a casa dos 50%. Andréa diz que pretende atacar o problema de frente, caso a sua chapa seja eleita. O afastamento da classe da entidade, de acordo com ela, é um reflexo do descaso com que os biólogos têm sido tratados nesses 11 anos. “Falta apoio, suporte e empenho para resolver os problemas e defender a classe”, afirmou, prometendo uma gestão transparente e a implantação de canais que estimulem o diálogo com os profissionais da área.

Ela também quer manter parcerias que tragam benefícios para os associados, em segmentos como saúde, lazer e entretenimento. Quer criar a empresa ou instituição “Amiga do CRBio 06”, credenciando as que seguem as normas, na contratação dos profissionais da área; promover a integração com órgãos ambientais e instituições de ensino; criar uma sala para que os profissionais possam ter o suporte em alguns serviços que estejam realizando; realizar palestras, cursos e outros eventos nas cidades de abrangência do conselho; firmar parcerias para cursos e capacitações; fomentar programas de estágio para estudantes e profissionais recém-formados; e criar uma Câmara Técnica de Meio Ambiente, entre outras propostas.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024