Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Procon Manaus e OAB realizam fiscalização nos cinemas da cidade

No decorrer das fiscalizações, foram observadas pequenas irregularidades.

Por Anne Caroline Guedes, Ouvidoria Municipal
sábado, 16 de dezembro de 2017
 
 
 

Procon Manaus e OAB realizam fiscalização nos cinemas da cidade
Procon Manaus. / Divulgação.

Durante dois dias a Proteção ao Consumidor do Município (Procon Manaus), em parceria com a Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados Brasileiros, seccional Amazonas (OAB-AM), esteve em alguns dos cinemas da capital amazonense, para orientar os estabelecimentos a respeito da entrada de alimentos de outros estabelecimentos nas salas de cinema e o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

No decorrer das fiscalizações, foram observadas pequenas irregularidades, como falta de valores em alguns produtos da lanchonete do cinema, higienização dos banheiros e salas de exibição, proibição da entrada na sessão com qualquer outro produto idêntico ou similar comprado nos restaurantes da praça de alimentação do shopping.

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, a proibição é considerada irregular, principalmente pelo fato de, em muitos casos, os valores dos produtos serem relativamente maiores, em relação aos demais estabelecimentos da praça de alimentação e questões de segurança.

O gerente de Atendimento do Procon Manaus, Fabrício Lima, chamou a atenção para o fato de que, o número de pessoas que frequenta os cinemas nessa época de férias é muito grande. “Estamos recebendo denúncias a alguns meses sobre os cinemas e montamos essa fiscalização em parceria com a OAB para orientar os estabelecimentos quanto às leis do consumidor”, destacou.

Após o recebimento da recomendação, os estabelecimentos terão dez dias para se adequar e corrigir eventuais infrações.

Lei e exceção
A proibição da entrada de alimentos e bebidas nos cinemas infringe os artigos 6º, II e III; 31º e 39º, I do CDC. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outros tribunais já decidiram favoravelmente aos consumidores sobre a entrada de alimentos e bebidas nas salas de exibição cinematográfica.

Algumas embalagens de alimentos ou bebidas podem apresentar riscos à saúde coletiva e integridade física dos consumidores nas salas de cinema, como materiais cortantes, vidros e similares. Nestes casos, os estabelecimentos poderão proibir a entrada, desde que também não sejam comercializados pelo cinema, bem como informem previamente ao consumidor sobre a proibição.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024