Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Espetáculo Teatral Saga do Calvário marca a Semana Santa no Japiim I

A apresentação acontece na próxima quarta-feira (28), às 19h, na Paróquia Santíssima Trindade.

Por Juliana Souza da Silva,
quarta-feira, 21 de março de 2018
 
 
 

Espetáculo Teatral Saga do Calvário marca a Semana Santa no Japiim I
Crucificação. / Divulgação.

“A Cruz Sagrada Seja Minha Luz”. A frase inspirada na oração de São Bento é o tema da Saga do Calvário 2018. O espetáculo teatral, que está na programação da Semana Santa, já faz parte do calendário do bairro Japiim I, zona Sul de Manaus. Este ano vem com o lema: “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10b). A apresentação acontece na próxima quarta-feira (28), às 19h, na Paróquia Santíssima Trindade.

“Desejamos celebrar a Paixão Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, levando em consideração os sinais de vida e esperança que existem na sociedade atual, porém não ignora que em muitos lugares ainda persistem os sinais de mortes. Reconhecemos que muitos irmãos e irmãs, também nos nossos dias, experimentam o drama da crucificação. Feridos em sua dignidade, vítimas da violência e do egoísmo, gritam no grito de Jesus a dor do abandono. Nossa missão é semear a esperança, a paz, a solidariedade e o perdão. É assumir com radicalidade as exigências do Evangelho”, explica o pároco da comunidade, Claudi Gonçalves.

Em preparação desde janeiro, deste ano, o corpo artístico são as crianças, jovens e adultos, da comunidade. Música e dança, fazem parte da montagem e em cena, os atores vão reviver passagens bíblicas como “Anunciação do Anjo a Maria”, “Tentação de Jesus no deserto” e o “O arrependimento de Judas”. Milagres como “A Cura do Paralítico”, “A cura da Mulher Endemoniada” e “A Cura da Sogra de Pedro” também fazem parte do enredo. Os pontos ápices da Saga são “O Caminho do Calvário”, a “Crucificação” e por final a “Ressureição”, seguida da queima de fogos. Vão ser aproximadamente duas horas de apresentação ao ar livre.

Público de toda da cidade vêm assistir ao espetáculo. A coordenadora, Silvânia Almeida, fala sobre o segredo dessa conquista. “É um milagre! Uma história que tem mais de 2.000 anos continua emocionando e transformando a vida das pessoas porque Jesus não é um homem qualquer, Ele é Deus e salvador, e o coração humano tem sede dessa presença. Isso explica a vinda do público, todos os anos”, afirma.

Durante sete anos o administrador, Hudson Vasconcelos, interpreta o papel principal. Mas afirma que este pode ser seu último ano como Jesus. “O papel de Cristo não pode ser um “apego”, minha preparação física e espiritual me ajuda a dar o meu melhor, como todos os anos”. Ele relembra das dificuldades que passou. “Viver as chibatas é uma hora dolorosa. Aquele momento é real. Apesar de sofrer, ao mesmo tempo temos que agüentar, perdoar. E foi isso que Jesus fez. Minha caracterização inicia meses antes. Deixo a barba crescer, no dia, coloco aplique capilar – o que é trabalhoso para tirar, depois – tudo para que as pessoas não vejam o Hudson. Faço minhas as palavras de Paulo, “já não sou eu quem vive é Cristo que vive em mim”, comenta.

A jornalista Juliana Silva é quem fará o papel de Maria, a mãe de Jesus. “Maria foi a mulher mais incrível da história. E trazendo para a atualidade, hoje, muitas Marias estão espalhadas pela sociedade. Mães que perdem seus filhos para a violência. Mulheres que sofrem as dores da agressão e muitas vezes ficam caladas. A mãe de Jesus é conhecida na igreja católica, como a Virgem do Silêncio, pois guardou tudo em seu coração. Não é atoa que Maria nos impressiona tanto, pois permaneceu forte até o fim. Nossa mensagem, vai também ao encontro de todas as mulheres que sofrem, mas que podem ser acolhidas pela igreja”, explica.

Ao todo, 100 pessoas participam da organização e produção do espetáculo, que fica por conta dos grupos, movimentos e pastorais da paróquia. Este ano, a arrecadação de alimentos, marca o gesto concreto da igreja, junto à comunidade. “É um momento que podemos viver o amor fraterno, de olhar o outro com os olhos de Cristo. Queremos que seja um dia de evangelização e vamos aproveitar para viver a partilha com os que precisam”, disse a coordenadora, Elci Saraiva.

Histórico

A “Saga do Calvário” foi apresentada pela primeira vez em 1999, em forma de Via Sacra, onde os jovens vestiam-se de personagens e percorriam as ruas do bairro do Japiim. Teve também apresentação em procissões, onde o “palco móvel” foi um caminhão. Um dos momentos mais importantes para o evento foi partilhar da vida de Jesus mostrando-a para as presidiárias da Penitenciária Feminina do Amazonas, no Km 8 da BR 174.

 

Serviço:

O que: Espetáculo Teatral Saga do Calvário 2018

Onde: Paróquia Santíssima Trindade – Rua 13, Japiim I

Quando: 28 (quarta-feira), às 19hs

Quanto:1kg de alimento não perecível

 

ENSAIOS:

Quinta-feira (22), às 20h

Sexta-feira (23), às 19h

Sábado (24), às 15h

Domingo (25), às 15h

Segunda (26), às 19h

ENSAIO GERAL: Terça-feira (27), às 19h

Endereço: Paróquia Santíssima Trindade, Rua 13 s/n, Japiim I.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024