Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Quarta Feira do Livro doou mais de 8 mil exemplares, no sábado

Mais de 8 mil exemplares de livros didáticos e literários foram colocados à disposição da população.

Por Jacira Oliveira / Semcom, SEMCOM
domingo, 6 de maio de 2018
 
 
 

Quarta Feira do Livro doou mais de 8 mil exemplares, no sábado
Feira do Livro. / Ricardo Oliveira / Semcom

Mais de 8 mil exemplares de livros didáticos e literários foram colocados à disposição da população, neste sábado, 5/5, para doação. Jovens, adultos e crianças compareceram em peso ao Parque dos Bilhares, zona Centro-Sul, para escolher seus livros e leva-los para casa. Este ano, com o dobro das doações obtidas em relação ao ano passado, a Feira do Livro também dobrou o número de exemplares doados. Cada pessoa poderia escolher até 10 volumes.

O evento foi um sucesso, confirmando que a ideia, nascida há quatro anos para estimular o hábito da leitura e a busca por conhecimento, encontrou a aprovação popular. A Feira é sempre realizada no Parque dos Bilhares, gerido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), como parte das comemorações pelo Dia Mundial do Livro, celebrada em 23 abril. Nas quatro edições, a Feira do Livro já conseguiu arrecadar e distribuir mais de 16 mil exemplares de diversas áreas do conhecimento e este já é o maior evento local de sustentabilidade nessa área.

A Semmas é a secretaria municipal responsável pela realização do evento, mais este ano, o Fundo Manaus Solidária, presidido pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, aderiu à Feira e foi o principal articulador das demais secretarias para captação de exemplares. Foram abertos 28 pontos de recepção, o que facilitou as doações contribuindo para o aumento de 100% no número de exemplares arrecadados e doados durante a feira.

“Eu tenho a grande honra de ser madrinha de um evento tão grandioso. E a união faz toda a diferença, por isso quero agradecer imensamente aos nossos parceiros e a todas as secretarias que se envolveram para que pudéssemos aumentar o número de livros arrecadados e, com isso, alcançássemos mais pessoas e com mais livros”, disse a presidente do FMS, Elisabeth Valeiko.

Outro fator que contribuiu para esse sucesso foram as parcerias formadas com duas universidades privadas – a Estácio e a Uninorte – que mantém clubes de leituras e estiveram presentes durante o evento, além da Rede Amazônica de Televisão, que por meio do projeto LER + 1, doou mil exemplares.

“Atingimos uma meta ousada, conseguimos dobrar o número de livros. Chegamos a 8,2 mil exemplares. Com isso, tomamos uma decisão importante para quem está participando que, é também dobrar o número de livros doados”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson.

A procura

Desde cedo, uma multidão foi ao Parque dos Bilhares em busca dos livros. O evento foi organizado e os livros foram divididos em barracas temáticas. A população se colocava em fila e, dentro das barracas, cada grupo dispunha de aproximadamente 3 minutos para escolher seus livros.  As doações foram realizadas até as 21 horas, e não houve sobra considerável.

Quem aproveitou a oportunidade de adquirir livros gratuitos foi a técnica em enfermagem, Márcia Carneiro, que mergulhou nos livros infantis para o filho. “Ele adora que eu leia histórias para ele e vim aqui atrás de novos exemplares. Fiquei impressionada. Achei tudo maravilhoso”, disse.

A Feira do Livro também foi a oportunidade para a universitária Ana Rita Ferreira procurar livros para o curso de Engenharia Civil. A exemplo de outros universitários que fizeram ‘a festa’ com a enorme quantidade de títulos disponível, Ana elogiou a organização e se mostrou satisfeita. “É uma forma que eles deixam para nós muito boa, há muitos exemplares interessantes para a minha área, e de graça, ainda”, disse.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024