Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Regina Melo lança trilogia mitológica em Manaus

Foram mais de 20 anos dedicados a estudar alguns mitos universais.

Por Regina Melo,
quarta-feira, 23 de maio de 2018
 
 
 

Regina Melo lança trilogia mitológica em Manaus
“A Fênix e o Dragão - Paixão e Eterno retorno” de Regina Melo. / Divulgação.

Tudo começou em 2004, com o lançamento de “Ykamiabas - Filhas da Lua, Mulheres da Terra”, um romance que nasceu de uma pesquisa sobre as mulheres guerreiras do vale do Amazonas, que Regina Melo empreendeu durante 12 anos. Por sugestão de um amigo, que lhe desafiou, na ocasião, a realizar uma trilogia mitológica, a autora deu prosseguimento a outras pesquisas, que desencadearam no romance “Oceano Primeiro - Mar de Leite, Rio da Criação” e “A Fênix e o Dragão - Paixão e Eterno retorno”, este último a ser lançado em Manaus, no dia 15 de junho deste ano. Regina Melo já fez pré-lançamentos no Rio de Janeiro (RJ) e Natal (Rio Grande do Norte).


Foram mais de 20 anos dedicados a estudar alguns mitos universais que trouxeram à tona as mulheres guerreiras e o seu despertar da consciência feminista, nosso paraíso perdido e a eterna busca do nosso lugar sagrado, e o renascimento, através de uma nova relação com a natureza, intrínseca à nossa existência.

Uma longa jornada, que exigiu da autora muitas leituras e profundas reflexões. O último livro, conforme explica, “é o mais libertador, não apenas porque fecha esse ciclo que se propôs a viver, mas porque trata da nossa relação com o mágico, os sonhos e as necessidades de mudança. Todos os três volumes da trilogia foram aprovados em editais de patrocínio do Banco da Amazônia e editados pela Editora Nelpa.

Os pré-lançamentos de “A Fênix e o Dragão” e apresentação do fechamento da trilogia aconteceram no dia 5 de maio, no Rio de Janeiro, no espaço do Espírito Santa, em Santa Teresa, às 17 horas; e em Natal, no dia 12 de maio, no Espaço Berimbau, às 10 horas. O lançamento em Manaus será no dia 15 de junho, às 19 horas, na Galeria do Largo São Sebastião.  Com a trilogia, Regina quer deixar aos seus leitores uma mensagem de estímulo à proteção das florestas como fator indispensável para a proteção da vida no planeta.

Esgotados o primeiro e segundo volume da trilogia, a autora optou por encomendar da editora mais algumas unidades para apresentar a trilogia completa durante o pré-lançamento e lançamento. No dia do lançamento todos os livros da trilogia estarão à venda ao preço unitário (cada exemplar) de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). Para os que optarem pela trilogia completa o preço será de R$ 100,00 (cem reais).

A trilogia
“Ykamiabas - Filhas da lua, mulheres da terra” - Primeiro romance da trilogia de Regina Melo, recria o universo das mulheres guerreiras do vale do Amazonas, num misto de ficção com realidade. O romance traz uma estudante de História, Yara, que recebe um muyrakytã de um mensageiro turco e, a partir de então, é levada a investigar o mistério que envolve o seu passado e a relação do mito amazônico com outros mitos correlatos.

“Oceano Primeiro - Mar de Leite, Rio da Criação” (segundo romance da trilogia) aborda a concepção do paraíso perdido, tendo a Amazônia como último éden do planeta. Temas como o dilúvio, os continentes submersos de Atlântida e Lemúria e o rio de leite estão presentes nesta obra que nos leva a viver experiências místicas em busca do lugar sagrado. O romance traz o filósofo Oannes que, em que busca de suas raízes e entediado com o ambiente da cidade, parte para a floresta, onde acredita ser seu verdadeiro mundo e onde buscará a chave do mistério sobre a sua existência.

“A Fênix e o Dragão – Paixão e Eterno Retorno” - último livro da trilogia mitológica, traz o tema do renascimento, com a polêmica questão antropológica do ritual de morte, extraído do mito de Diana, no qual o bardo deve derrotar o antecessor para assumir o posto de rei.  Órion é preparado para ser o Guardião da Rainha. Vida e morte se contrapõem num combate em favor da natureza, onde a morte não é propriamente o fim.


Política de patrocínios do Banco da Amazônia possibilitou edição da trilogia
A autora explica que “de uma forma geral, as pessoas desconhecem a rica diversidade amazônica, devido ao pouco incentivo à cultura que é produzida na região. “Embora a Amazônia desperte atenção internacional, poucas instituições têm uma política voltada para a cultura, como é o caso do Banco da Amazônia, instituição patrocinadora de projetos de desenvolvimento regional.

Como amazonense, apaixonada pela cultura da região, Regina revela a importância desses editais para o desenvolvimento de projetos, que vão das áreas social, ambiental e cultural, por exemplo. Os editais ajudam a  fomentar a cadeia de desenvolvimento regional, desde a produção de obras, formação de publico e valorização de uma consciência amazônica.

A autora, que tem tem como temática a Amazônia, com suas florestas, mitos e histórias, revela que esse patrocínio tem possibilitado levar suas obras a outros Estados. Com isso, um maior número de pessoas passa a conhecer a literatura produzida no Amazonas, o que acaba por desencadear processos criativos, como o enredo do carnaval de 2010 pela Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, baseado no seu primeiro romance, “Ykamiabas”, e a produção intelectual da academia, que tem despertado para a importância da sua obra.

“Ykamiabas (o romance) tem uma força muito grande porque além do resgate do mito e sua relação com a história da colonização amazônica, é um referencial importante na luta da mulher por espaços de poder, porque ajuda a reforçar a sua importância na construção da sociedade”, explica Regina, que vê no seu primeiro romance um “divisor de águas” na sua produção literária.

Outras obras da autora
Realizadora de obras que vão da literatura ao cinema, da música ao teatro e à dança, Regina Melo tem idealizado e desenvolvido inúmeros projetos na área cultural. Como jornalista, formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde também fez pós-graduação em Marketing Empresarial e Design, Propaganda e Marketing, pesquisou e escreveu: “História do Abastecimento de Água de Manaus” (1989) e “História do Saneamento de Manaus” (1991).

Seu projeto “Centro de Estudos Monte Ykamiaba” foi aprovado pelo Ministério da Cultura, em 1997, e apresentado nesse mesmo ano no III Congresso Patrimonio Cultural: Contexto y Conservacion, em Havana, Cuba. Também produziu vídeos sobre o patrimônio histórico e artístico de Manaus, “Manaus, Imagem e Memória” (1986) e sobre saneamento básico, “O som das águas” (1992), além de um curta para uma campanha de conservação das águas do Rio Negro, “Você vive, porque o rio vive” (2007), https://www.youtube.com/watch?v=6iI3YbVH7q4.
Além dos romances da trilogia, Regina Melo é autora dos livros de poesia: “Pariência” (1984), “Estação do Nada” (1988) e “O Poema” (1998). Como poeta e compositora, participou de festivais de música, obtendo premiações em Manaus, com as músicas “Terra Índia, Vida Índia” (1981) e “Um bolero para Manaus” (1997), e, em São Paulo (III FIF), com as músicas “Troncos” e “Cogumelo Atômico” (1983), em parceria com Natacha Andrade, no Festival de Música da Fundação Armando Álvaro Penteado (FAAP).

Regina Melo tem produzido nos últimos anos seus próprios projetos, através da concorrência em editais de patrocínio cultural. Lançou a revista em quadrinhos “Os anseios das cunhãs”, vencedora do Prêmio Governo do Amazonas (2005), e lançou a publicação em Manaus (AM), Brasília (DF) e Rio Branco (AC). Produziu os eventos de lançamento de seus livros, incluindo os dois contemplados no edital do Banco da Amazônia,
Seu livro “Ykamiabas – Filhas da Lua, Mulheres da Terra”, editado pela Petrobras em 2004, teve uma segunda edição aprovada pelo Banco da Amazônia, em 2012. Seu romance “Oceano Primeiro – Mar de Leite, Rio da Criação”, recebeu o Prêmio Governo do Estado do Amazonas, em 2010, e foi contemplado para outra edição do Banco da Amazônia, em 2011.

Em 2013 Regina Melo recebeu o Prêmio Carmen Santos Cinema de Mulheres, do Ministério da Cultura, com o curta “Os anseios das cunhãs” (https://www.youtube.com/watch?v=1dkyoucGR18), produzido com técnicos e artistas amazonenses e a participação especial de três atrizes do Teatro da Boca Rica, de Fortaleza (CE): Lua Ramos, Rejane Reinaldo e Rosana Rodrigues . Em abril de 2016, participou, em Brasília, DF, da primeira Mostra de Cinema de Mulheres.

Seu projeto “Mulheres em Cena”, aprovado em 2016 pelo Banco da Amazônia, para a circulação do filme “Os anseios das cunhãs” e a realização de uma conferência de mulheres para discutir questões relacionados a gênero, foi desenvolvido em Manaus e apresentado em Belém (PA) e Goiânia (GO).

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024