Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Hoje é o último dia do sinal analógico em Manaus

Trabalho realizado pela Seja Digital nas cidades envolveu mais de 300 pessoas.

Por Press Comunicação Estratégica,
quarta-feira, 30 de maio de 2018
 
 
 

Hoje é o último dia do sinal analógico em Manaus
Seja Digital. / Seja Digital.

Trabalho realizado pela Seja Digital nas cidades envolveu mais de 300 pessoas entre mobilizadores, antenistas, gestores e lideranças, as três prefeituras e mais de mil servidores

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de televisão no Brasil, e a população de Manaus, Iranduba e Careiro da Várzea passam por uma importante etapa. Às 23h59 desta quarta-feira (30), o sinal analógico de TV será desligado nessas localidades. Assim, só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital, que traz muito mais qualidade de som e imagem, sem interferências, fantasmas ou chuviscos.

A decisão foi tomada pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), grupo liderado pelo presidente da Agêncial Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, e homologada por Gilberto Kassab, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), após apresentação da pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, que aferiu que 91% da população desta região já está preparada para receber o sinal digital.

O trabalho realizado pela Seja Digital na região teve como missão não deixar ninguém para trás. Para isso, a entidade contou com o apoio de diversos parceiros, entre eles as prefeituras dos três municípios, mais de mil servidores públicos municipais da Saúde, Educação e Assistência Social envolvidos e capacitados para informar a população e mais de 300 pessoas entre mobilizadores, antenistas, gestores e lideranças. As ações de mobilização social, realizadas em conjunto com a campanha nas TVs, rádios, jornais, impressos, portais e redes sociais, conseguiram engajar a população em prol da digitalização de mais de 2 milhões de moradores.

"O trabalho que fizemos em Manaus, Iranduba e Careiro da Várzea foi único, pois aqui vivenciamos realidades bastante complexas. Em um mesmo município, existem pessoas morando em prédios e usando carros modernos e também tem pessoas que moram em palafitas de madeira às margens dos maiores rios do mundo e se deslocam em canoas. Nosso trabalho esteve focado em falar com todos os moradores, de todas as classes sociais e faixas etárias", afirma Maísa Porto, gerente regional da Seja Digital em Manaus.

Até o momento, a Seja Digital distribuiu cerca de 240 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor, que permitiram que as famílias de menor renda continuassem assistindo aos canais abertos de televisão. Mesmo após o desligamento do sinal analógico, a entidade continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias.

Nos pontos de retirada, as famílias também recebem um treinamento sobre como realizar a instalação da antena digital e do conversor para que possam assistir aos seus programas favoritos com muito mais qualidade de som e imagem.

Além dos canais de atendimento, os agendamentos também foram feitos em ações de mobilização social, como as 20 Caravanas da TV Digital e os mais de 300 mutirões de agendamento em pontos fixos e ações porta a porta em diversos bairros e comunidades da região.

Na cidade de Iranduba, separada da capital pela Ponte Phelippe Daou, as ações chegaram também às comunidades indígenas. Exemplo disso é a comunidade Sahu Apé, localizada nas margens do Rio Ariaú, que recebeu uma das Caravanas da TV Digital. “Para nossa comunidade foi muito importante o trabalho realizado, pois facilitou o nosso acesso aos kits gratuitos. Não sabemos se conseguiríamos de outra forma e, agora, nossa TV não tem mais o ‘azinho’ no canto superior da tela. Já estamos usufruindo de uma imagem limpa e nítida. Obrigado, povo da Seja Digital, fomos bem tratados por todos da equipe”, disse Geter Correia, indígena Sateré Mawé e morador da comunidade.

Para levar a informação a todos, a Seja Digital também realizou mais de 30 ações de panfletagem e, com o objetivo de apoiar a população na instalação dos equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital, a entidade capacitou 280 instaladores, em parceria com o Serviço Nacional da Indústria no Amazonas (Senai-AM). A Patrulha Digital, também em parceria com o Senai-AM e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), capacitou mais de 200 alunos para atuarem como multiplicadores de informações sobre o processo de digitalização. Eles percorreram diversos bairros, auxiliando a população a fazer corretamente o processo de busca de canais, verificando o posicionamento das antenas e tirando dúvidas sobre a mudança no sinal de TV.

“Acredito que 90% do nosso bairro recebeu os kits gratuitos, eu mesmo fiz da minha casa um ponto de atendimento para esclarecimento de dúvidas. Tive a oportunidade de fazer o curso de antenista, criado pela Seja Digital em parceria com o Senai, e já estou certificado. Só tenho a agradecer pela oportunidade”, afirma Célio Macedo, que participou de quatro mutirões de agendamentos realizados no bairro São José.

Parcerias com o varejo local também foram firmadas a fim de facilitar o acesso da população ao sinal digital. O Feirão Digital, que ofereceu antenas digitais e conversores a preços mais acessíveis foi realizado em três edições. Nesses eventos, segundo os lojistas das 15 lojas parceiras, foram vendidos mais de 8 mil equipamentos entre televisores digitais, antenas, conversores, cabos e conectores. Mais de 30 instituições, entre entidades filantrópicas, escolas e hospitais, frequentadas por mais de mil pessoas, tiveram seus televisores de tubo digitalizados. “Somos gratos pela oportunidade de receber equipamentos da Seja Digital. Foi um imenso prazer ter contribuído como um dos pontos de agendamentos dos kits gratuitos para nossa comunidade, onde muitos vivem em vulnerabilidade social”, afirmou Jacilene Franco, Presidente do Clube de Mães da Japiimlândia.

Maísa Porto destaca o potencial do trabalho, que possibilitou a inclusão digital de milhares de pessoas. “É fantástico ver os olhos brilharem quando elas veem a imagem e ouvem o som com a qualidade de cinema. Também pudemos conhecer tantas realidades diferentes e perceber o alcance da Seja Digital, que possibilitou a inclusão de pessoas de programas sociais que vão ter, não só acesso à tecnologia, mas à qualidade de vida”, completa.

A expectativa é que a região de Manaus siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital. Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento. O site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita) continuam disponíveis para os moradores que ainda tiverem dúvidas sobre como se preparar para o sinal digital.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024