Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Manaus registra 75 novos casos confirmados de sarampo

O novo informativo mostra que 48,9% dos casos confirmados estão faixa etária de até cinco anos.

Por Eurivânia Galúcio/Semsa, SEMCOM
segunda-feira, 23 de julho de 2018
 
 
 

Manaus registra 75 novos casos confirmados de sarampo
Campanha de Vacinação. / Altemar Alcântara/ Semcom

O 20º Informativo Epidemiológico de Monitoramento dos Casos de Sarampo, divulgado nesta segunda-feira, 23/7, aponta que Manaus registra 519 casos confirmados da doença, 75 a mais do que o indicado há uma semana. No total, desde fevereiro, Manaus tem 3.528 notificações de sarampo, o que inclui os 519 casos já confirmados, os 2.890 que estão em investigação (aguardando o resultado laboratorial) e 119 que foram descartados.

Divulgado semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o Informativo Epidemiológico reúne informações analisadas pelos representantes da Sala de Situação de Vigilância em Saúde, composta pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado.

O novo informativo mostra que 48,9% dos casos confirmados estão faixa etária de até cinco anos, seguido da faixa etária de 20 a 29 anos (17%). Entre todas as notificações, que abrangem os casos ainda em investigação, a faixa etária de 20 a 29 anos é a mais atingida, representando 25,1%.

Por local de residência, do total de 3.528 notificações, o Informativo Epidemiológico mostra que a zona Norte registra 1.322 casos notificados, a zona Leste tem 1.174, zona Oeste com 478, zona Sul com 508 e zona Rural com 46 casos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a partir dos dados apresentados no informativo epidemiológico, a Semsa realiza o planejamento das ações de combate ao sarampo. “É o caso da varredura vacinal nas zonas Norte e Leste, que apresentam 70,8% do total de notificações, e da intensificação de ações para imunizar crianças, adolescentes e adultos jovens, programadas em escolas e universidades”, explica Marcelo Magaldi.

Como parte da segunda etapa do Plano de Intensificação Contra o Sarampo em Manaus, iniciado no dia 16 de julho, a Semsa está executando uma varredura vacinal nos três bairros com maior incidência de casos de sarampo: Jorge Teixeira, na zona Leste, e Cidade Nova e Novo Aleixo, na zona Norte.

Durante a varredura, profissionais de saúde realizam a avaliação da situação vacinal da população, com visitas domiciliares, para a vacinação contra o sarampo na faixa etária de seis meses a 49 anos. O trabalho acontece de segunda a sexta-feira, das 15h às 20h. Nos finais de semana, a varredura é feita no horário das 8h às 13h.

“O objetivo é facilitar ao máximo o acesso da população aos serviços de imunização e, assim, controlar a transmissão do sarampo em Manaus. Além da varredura nos bairros de maior incidência, a Semsa está fortalecendo o trabalho nas 183 salas de vacina com a oferta da tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, a rubéola e caxumba”, informa Marcelo Magaldi.

Campanha
De acordo com o 20º Informativo Epidemiológico, a Campanha Municipal contra o Sarampo, iniciada no dia 14 de abril e direcionada para crianças de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, atingiu 95,22% do público-alvo, tendo vacinado 182.429 crianças.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024