Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Imigrantes venezuelanos chegam a Manaus

Um grupo de 180 venezuelanos já estão em solo manauara.

Por Leonardo Fierro / Semmasdh, Prefeitura de Manaus
terça-feira, 4 de setembro de 2018
 
 
 

Imigrantes venezuelanos chegam a Manaus
Imigrantes venezuelanos. / Marinho Ramos / Semmasdh

Um grupo de 180 venezuelanos já estão em solo manauara, desde a tarde desta terça-feira, 4/9, trazidos à capital do Amazonas por meio do processo de interiorização, promovido pelo governo Federal. O grupo, formado principalmente por famílias, chegou a Manaus em voos da Força Aérea Brasileira (FAB), saído de Boa Vista (RR). Em seguida, com apoio do Exército e Aeronáutica, foram levados para o abrigo do Coroado, na zona Leste, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

"A orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto é que recebamos os venezuelanos da melhor forma possível, mas é necessário que haja uma participação maior, principalmente do governo estadual. Continuamos recebendo imigrantes por meio de uma demanda espontânea que não é possível a Prefeitura acolher todo mundo. Não podemos esquecer a nossa população que vive aqui e também necessita de atenção", afirmou o secretário municipal da Semmasdh, Dante Souza.

Para o atual trabalho desenvolvido pela secretaria, o governo Federal transferiu recursos na ordem de R$ 1,920 milhão, para atender 400 venezuelanos pelo período de um ano.

As famílias serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos, antropólogo e tradutores. O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) também estará acompanhando o desenvolvimento dos imigrantes na cidade. O objetivo é integrá-los à comunidade e ao mundo do trabalho.

"Temos pessoas com formação acadêmica, formação profissional, prontos para serem inseridos no mundo do trabalho. Nossas ações são voltadas a oferecer oportunidades a essas famílias que tem passado por momentos tão difíceis", declarou Sebastian Roa, do Acnur.

Para Eduardo Jesus, 39 anos, é a oportunidade de começar uma nova vida, diferente das dificuldades que estava vivendo na Venezuela e em Boa Vista. Ele chegou acompanhado da esposa e quatro filhos pequenos.

"Sou motorista profissional. Em Venezuela não tínhamos mais comida. Em Boa Vista não conseguia trabalho. Agora espero poder dar uma nova vida à minha família", concluiu Eduardo.

Com a chegada dos novos imigrantes, a Prefeitura de Manaus passa a atender, aproximadamente, 600 imigrantes venezuelanos em três espaços de acolhimento.

Todos os imigrantes que aceitam participar da interiorização passam por exame de saúde, são imunizados e abrigados na cidade de destino.

Abrigo do Coroado

O Abrigo do Coroado, que no ano passado atendeu aos venezuelanos indígenas warao, foi cedido à Prefeitura de Manaus pelo Governo do Estado. Para atender aos venezuelanos, passou por um processo de adequação realizado pelo Acnur que estruturou os quartos, comprou mobílias como armários e beliches, ventiladores e uma cozinha industrial.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Semmasdh, foi a responsável pela estruturação de uma lavanderia e área para a realização de cursos e treinamentos para o mercado de trabalho, além da contratação de equipe técnica que irá acompanhar os imigrantes no dia-a-dia.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024