Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Professora desenvolve aplicativo para o ensino da Matemática

O app trabalha a propriedade da comutatividade e associativa da adição.

Por Paulo Rogério Veiga, Prefeitura de Manaus
sexta-feira, 21 de setembro de 2018
 
 
 

Professora desenvolve aplicativo para o ensino da Matemática
Aplicativo Triangulo Numérico (TN). / Cleomir Santos/ Semed e Acervo professora

Buscando incentivar o uso de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos nas escolas da Prefeitura de Manaus, a professora de matemática, Ramina Samoa Silva Camargo, idealizou e desenvolveu o aplicativo Triangulo Numérico (TN), para trabalhar o ensino da disciplina na rede municipal de ensino. Nos dias 18 e 19/10, o aplicativo será apresentado na Semana de Ciências e Tecnologia (Sect), que acontecerá na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A construção do aplicativo, que foi desenvolvido por meio da plataforma Unit 3D para plataforma Android e na linguagem C#, começou em março de 2017 e passou a ser utilizado no final do ano passado, com cerca de 150 alunos, do 6º e 7º ano, no Telecentro da na Escola Municipal Graziela Ribeiro, no bairro Lagoa Verde, zona Sul da cidade.

O aplicativo trabalha a propriedade da comutatividade e associativa da adição, utilizando raciocínio lógico e matemático e segue sendo aprimorado, estando hoje com 16 sequências de números pares, ímpares, positivos e negativos e em processo de nova atualização.

Com 17 anos de magistério na rede municipal de ensino, com passagem por várias unidades, a educadora contou com a orientação do engenheiro da computação, Perseu Andrade Farias, para o desenvolvimento do dispositivo.

Atualmente, a professora utiliza o aplicativo com aproximadamente 85 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Agenor Ferreira Lima, no bairro Zumbi, zona Leste, e ressaltou a importância do recurso para o aprendizado, usando as novas tecnologias.

“Ultimamente, os nossos alunos já estão na nova era digital, eles ficam concentrados quando trabalhamos com isso. O visual chama mais a atenção do que uma simples aula expositiva, portanto, acredito que esse tipo de prática deve ser utilizada”, comentou.

A professora explica que o uso do aplicativo deu motivação e aumentou o aprendizado dos alunos. “Acredito que os alunos passam a se envolver melhor na prática, nas atividades de matemática. Isso vai ajudar, não só na questão digital, mas em atividades simples do caderno e livro. Tem que ser um conjunto de atividades diversificadas para alcançar o aprendizado”, disse Ramina Silva.

O aplicativo deve ser disponibilizado até o final do ano na Play Store do Google, para que todos possam ter acesso a ferramenta e, com isso,  realizem um trabalho diferenciado, estimulando o raciocínio lógico do aluno, desenvolvimento as operações da disciplina e suas propriedades”, destacou.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024