Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Equipe de handebol de Coari garante vaga para a fase nacional

Após encarar 24 horas de viagem de barco, equipe vence jogo dramático.

Por William Gaspar,
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
 
 
 

Equipe de handebol de Coari garante vaga para a fase nacional
Equipe de handebol de Coari. / Divulgação.

Após encarar 24 horas de viagem de barco, equipe mirim masculina de handebol de Coari (AM) vence jogo dramático e garante classificação para Natal

 

A Escola Municipal Domingos Agenor Smith, de Coari (AM), e o Colégio Ulbra Palmas (TO) carimbaram o passaporte para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, de 12 a 25 de novembro, em Natal (RN), no handebol para atletas de 12 a 14 anos. Nas semifinais da etapa regional, o representante do Amazonas venceu a Escola Municipal Fernando Pessoa, de Parauapebas (PA), por 22 x 21, enquanto a equipe tocantinense derrotou o Colégio Objetivo, de Boa Vista (RR), por 25 x 11, na tarde deste sábado, dia 22, em Manaus (AM).

Coari fica distante 362km da capital amazonense em linha reta, mas a melhor forma de viajar entre as duas cidades é de ferry boat (barco em forma de balsa), pelo rio Amazonas, o maior rio do mundo em volume de água e em extensão. A viagem dura 24 horas.

“Nossas rodovias são os rios. É uma viagem agradável. Os barcos têm redes e cabines climatizadas, internet de boa qualidade, comida sempre bem feita. Tem até área de lazer”, explicou o professor de ciências da Escola Agenor Smith e auxiliar técnico da equipe de handebol, Mario Ney.

Para os jovens atletas da equipe a viagem não passa de uma aventura. “Essa foi a segunda vez que eu fiz essa viagem. A primeira foi na etapa estadual, quando conquistamos o título de campeões amazonenses. Agora conseguimos vaga para disputar a etapa nacional. A nossa equipe foi a única da cidade que conseguiu essa classificação”, lembrou Isaac Araújo, de 13 anos. “Agora vamos conhecer outras cidades, enfrentar os melhores times do Brasil e conhecer o mar. Será uma viagem inesquecível, com certeza”.

A classificação para a etapa nacional foi conquistada após um jogo muito disputado, um verdadeiro teste para cardíacos. Faltando 30 segundos para o fim, o placar estava empatado com posse de bola para o time paraense. Mas em uma defesa acrobática, o goleiro Guilherme Moreira salvou o seu time e ainda impulsionou o contra-ataque definido pela camisa 11 do time de Coari, Thayson da Silva Aguiar, que marcou um belo gol, literalmente, no último segundo de partida.

Agora, os jovens de Coari vão comemorar a vitória na piscina do hotel onde estão hospedados. “O hotel é maravilhoso. Vou passar o resto do dia na piscina”, disse Guilherme. Outra coisa aprovada pelos jovens foi a comida do hotel. “Comi muita coisa diferente. Até torta de kiwi eu experimentei. E gostei muito”.

Os alunos atletas de Coari receberam uma ajuda de custo da própria escola de R$ 300 para gastar durante a viagem, além de dois uniformes de jogo e um de passeio. “Para a etapa nacional nós vamos receber R$ 500”, vibrou o jovem Gabriel Gomes, também de 13 anos.

Quatro equipes do interior do estado do Amazonas competiram na segunda etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, em Manaus. Três eram de Coari, mas somente o time mirim masculino de handebol conquistou classificação para a etapa nacional. As outras duas equipes da cidade - juvenil feminino de handebol e juvenil masculino de futsal - foram eliminadas. O time feminino mirim de handebol de Urucará, cidade com apenas 17 mil habitantes, também conseguiu a vaga.

Com 6.992km de extensão, o rio Amazonas é o maior rio do mundo. Ele é tão grande que tem mais de mil afluentes, com destaques para o Madeira, o Negro e o Japurá. O rio Amazonas está presente no Brasil, mas também na Colômbia e no Peru. Depois do rio Amazonas, o Top 5 dos maiores rios do mundo são, pela ordem: o rio Nilo (Egito), o rio Yangtzé (China), o rio Mississipi (EUA) e o rio Obi (Rússia).

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e parceria do Governo do Estado do Amazonas.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024