Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Galerias populares e shopping Phelippe Daou recebem exposição

1ª Exposição Itinerante Sobre os Achados Arqueológicos da Praça da Matriz.

Por Semcom, Prefeitura de Manaus
quarta-feira, 7 de novembro de 2018
 
 
 

Galerias populares e shopping Phelippe Daou recebem exposição
1ª Exposição Itinerante. / Marinho Ramos / Semcom

Nesta quinta-feira, 8/11, os populares que forem à Galeria Espírito Santo, na rua Joaquim Sarmento, Centro, poderão conferir a 1ª Exposição Itinerante Sobre os Achados Arqueológicos da Praça da Matriz. A exposição, que teve início nesta quarta-feira, 7, retrata em sete banners, peças encontradas durante as obras de requalificação urbanística da Praça XV de Novembro, Jardins, Entorno, Escadaria e Relógio Municipal, coordenadas pela comissão especial PAC Cidades Históricas, da Prefeitura de Manaus. O evento cumpre mais uma etapa do projeto de Monitoramento Arqueológico, estabelecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nos dias 12 e 13, a exposição itinerante segue para a Galeria dos Remédios, na rua Miranda leão, Centro e no período de 19 a 23, estará no Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, Jorge Teixeira, zona Leste.

“Tudo que está no subsolo é patrimônio cultural, é arqueologia histórica. Então, se eu for remover qualquer subsolo no centro de uma cidade, eu vou estar trabalhando com arqueologia e a legislação exige o acompanhamento de arqueólogos. Esse material que sai dali, acaba contando a história daquele lugar”, explicou Almir Oliveira, coordenador técnico do PAC Cidades Históricas.

Durante as obras, foram localizadas mais de 3.500 peças entre louças, cerâmicas (tijolos e telhas), gres (espécie de cerâmica de garrafa que não é transparente), vidros e ferro (material metálico).

A microempreendedora da Galeria Espírito Santo, Ivaneide Farias, que trabalhou como camelô no centro de Manaus, por mais de 30 anos, disse desconhecer a existência desse material no subsolo da região central da capital. O olhar era de curiosidade, de quem queria entender o que conta cada banner da exposição.

“A gente que é moradora daqui, não conhece a história da nossa cidade. Hoje eu aprendi várias coisas, por exemplo, como os índios enterravam seus mortos, em urnas, por isso, gostei muito da iniciativa”, declarou a comerciante, que classificou a exposição como interessante.

Outro expectador atento era Helmut Marques, agricultor, que passava pelo Centro e resolveu entrar na Galeria, para conhecer melhor a exposição.

“Você vai descobrindo, né, o que teve no nosso passado, no passado da cidade. A arqueologia acaba contando um pouco da nossa história.  A divulgação é importante para que as pessoas possam conhecer a história da cidade”, destacou o agricultor.

A exposição é composta de sete banners, que contam, desde a história da arqueologia no centro de Manaus, os achados arqueológicos durante as obras de revitalização da praça da Matriz, como se deu o monitoramento arqueológico, até o resultado preliminar do trabalho realizado.

“Não importa se as peças achadas têm 10, 100 anos ou mais. Todas elas são história, foram retiradas, limpas, catalogadas, identificadas com uma numeração e vão fazer parte de um inventário que vai ser guardado no Centro de Pesquisas Arqueológicas, para serem fonte de pesquisa”, explicou o Coordenador do PAC, referindo-se ao Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça, cuja sede fica no Palacete Provincial, na praça Heliodoro Balbi, Centro.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024