Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Visa apreende quase 400 quilos de sorvete em fábrica de Manaus

Durante a ação, além de produtos vencidos, foram encontradas outras irregularidades.

Por Andréa Arruda/Visa Manaus/Semsa, SEMCOM
quinta-feira, 8 de novembro de 2018
 
 
 

Visa apreende quase 400 quilos de sorvete em fábrica de Manaus
Apreensão Fábrica de Sorvete / Divulgação/Visa Manaus/Semsa

A Vigilância Sanitária do município (Visa Manaus) apreendeu e inutilizou 390 litros de sorvete e 150 quilos de matéria-prima fora da validade, em uma fábrica de sorvetes, no bairro Compensa, zona Oeste da capital. A equipe de fiscalização foi até o local na última quarta-feira, 7/11, para uma inspeção de renovação do licenciamento sanitário solicitado pela empresa.

Durante a ação, além de produtos vencidos (recheio de morango, leite em pó, aromatizantes e pó para sorvete), foram encontradas outras irregularidades no estoque e na linha de produção, relacionadas à organização e higiene. A fábrica foi autuada por descumprimento do Código Sanitário e deverá ser multada.

“Havia produto com a validade vencida em 2016”, atestou a fiscal Luciana Fares. Ela disse que também foi identificada a falta do rigoroso asseio exigido para este tipo de atividade e uma total desorganização do estoque, como matéria-prima misturada com rótulos, embalagens e produtos descartáveis, o que não é permitido.

Além disso, a equipe encontrou um equipamento novo e ainda sem uso, sobre um suporte de madeira, no meio da linha de produção, comprometendo o adequado funcionamento das etapas de fabricação.

Luciana destacou que o preparo de alimentos exige cuidados tanto com a qualidade dos produtos, quanto com os processos de produção e condições do ambiente, para evitar contaminação física, química e biológica e riscos de qualquer gravidade à saúde dos consumidores.

Segundo a fiscal, a fábrica tem um período de três dias úteis para apresentar defesa e solicitar prazo, junto à Visa Manaus, para as adequações necessárias. O valor da multa ainda será calculado.

A Visa informou que multas por descumprimento da legislação sanitária variam de 1 a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município), cujo valor atual é de R$ 101,78.  

Ainda segundo o órgão, inspeções em estabelecimentos de interesse à saúde são realizadas para licenciamento sanitário ou durante blitze programadas pela Vigilância. A fiscalização também pode ser motivada por denúncias feitas pelo 0800-0920123.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024