Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Lucinha Lins, Tania Alves e Virgínia Rosa No Teatro Manauara

As atrizes dão vida a personagens das músicas criadas por Chico Buarque que expressam o universo feminino.

Por Viviane Oliveira,
terça-feira, 4 de dezembro de 2018
 
 
 

Lucinha Lins, Tania Alves e Virgínia Rosa No Teatro Manauara
Musical Palavra de Mulher. / Divulgação.

As atrizes dão vida a personagens das músicas criadas por Chico Buarque que expressam o universo feminino.

Há dez anos estreava em São Paulo o espetáculo “Palavra de Mulher”, um misto de show e teatro em que as cantoras/atrizes Lucinha Lins, Tania Alves e Virgínia Rosa interpretam personagens femininas da obra de Chico Buarque.

Desde então, “Palavra de Mulher” conquistou a crítica (em 2014, foi indicado em 4 categorias ao prêmio Bibi Ferreira) e arrebatou o público por onde passou – e não foram poucos os palcos em que foi apresentado. Ao longo desses anos todos, o espetáculo foi visto por mais de 250 mil pessoas em mais de 50 cidades país afora. Em Manaus, ficará em cartaz durante os dias 15 e 16/12, em sessões no sábado, às 21h e no domingo, às 19h, no palco do Teatro Manauara, localizado no Piso Buriti, do Manauara Shopping (Av. Mário Ypiranga, nº1300, Adrianópolis). Os ingressos já podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e pelo site www.aloingressos.com.br.

Revisitar o universo feminino a partir das canções de Chico Buarque, num momento em que a condição e o “empoderamento” da mulher estão no centro do debate, é não só oportunidade de desfrutar momentos de grande beleza e qualidade artísticas, mas também um estímulo à reflexão sobre tão relevante tema.

Num espetáculo que canta e encanta, faz rir e faz chorar, Lucinha Lins, Tania Alves e Virgínia Rosa emprestam corpo e voz a tantas outras mulheres para, num clima de cabaré, falar, através da música, de amores, dores de amores, esperança, solidão, encontros, desencontros, sedução, felicidade, força, abandono, liberdade, sonhos e conquistas. Agora, uma década depois da primeira apresentação, “Palavra de Mulher” celebra a data com uma turnê pelo norte e nordeste do país.

Acompanhadas pelos músicos Ogair Júnior, Ramon Montagner e Robertinho Carvalho, essas três talentosas cantoras/atrizes trazem um repertório que inclui músicas como “À Flor da Pele”, “Teresinha”, “Meu namorado”, “Palavra de Mulher”, “Bem-Querer”, “o Meu Amor”, “Folhetim”, “Atrás da Porta”, “Tango de Nancy”, “Tatuagem”, entre outras.

“Palavra de Mulher” tem concepção e direção geral de Fernando Cardoso e recebeu, em 2014, 04 indicações ao Prêmio Bibi Ferreira nas categorias de melhor musical brasileiro, melhor diretor (Fernando Cardoso), melhor diretor musical (Ogair Júnior) e melhor atriz (Tania Alves). Num clima de cabaré, com adereços e objetos cênicos, além da iluminação e figurino, as atrizes/cantoras se revezam com interpretações em trio, duo e solo. “Elas são artistas com personalidades diferentes, porém as três se harmonizam de uma forma fora do comum. Cada uma delas tem uma qualidade oposta da outra, mas quando se juntam o resultado é de uma grande beleza. Elas têm uma versatilidade incrível”, enfatiza Fernando Cardoso.

Intimidade com Chico Buarque

Lucinha Lins, Tania Alves e Virgínia Rosa são as responsáveis por dar voz às personagens no palco. Essa não é a primeira vez que elas estão inseridas em um trabalho que envolve a obra de Chico Buarque. Todas, de alguma maneira, estão ligadas ao compositor.

Lucinha Lins já foi Vitória-Régia, a vilã de Ópera do Malandro (que lhe rendeu a indicação ao Prêmio Shell de Melhor Atriz), e a prostituta Nancy de O Corsário do Rei. No cinema, fez Os Saltimbancos Trapalhões, baseado na peça Os Saltimbancos, de Chico Buarque, Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov (uma adaptação do conto dos Irmãos Grimm, Os Músicos de Bremen).

Tania Alves gravou seu primeiro disco por intermédio de Chico Buarque e foi a protagonista, Terezinha, na montagem paulista de Ópera do Malandro, além de Bárbara, de Calabar. Em seus discos, sempre gravou músicas de Chico, como Tatuagem, Pássara e outras. Já Virgínia Rosa gravou Basta Um Dia e cantou diversas outras canções de Chico Buarque em seus shows.

“O musical se destaca por vários aspectos como o visual cabaré, a banda que está bem entrosada e a interpretação das músicas. É um verdadeiro conjunto que causa humor e reflexão. Chico Buarque conseguiu captar a complexidade da mulher de uma forma genial. Fazemos números com a plateia para garantir uma maior proximidade do espetáculo com o público”, diz Tania Alves.

Para Lucinha Lins, os versos de Chico Buarque sempre estiveram presentes em seu cotidiano. “Ele expressou o sentimento feminino como poucos e está em minha vida tanto no lado profissional quanto no emocional. É um ídolo brasileiro que faz parte da gente e procuramos representar isso na interpretação das músicas”.

Já Virgínia Rosa ressaltou que as três cantoras têm muita afinidade, característica que se reflete nos palcos. “Desde o começo, esse encontro teve uma boa energia. Outro ponto positivo é poder interpretar as belas canções desse compositor brasileiro que tem uma facilidade de refletir na arte as tragédias amorosas e os delírios das mulheres”.

“Palavra de Mulher” é uma homenagem as personagens femininas criadas por Chico Buarque. O compositor soube traduzir a alma feminina com mulheres passionais que não medem esforços quando objetivo é o amor”, finaliza o diretor geral.

FICHA TÉCNICA
Concepção, roteiro e direção geral - Fernando Cardoso
Direção musical - Ogair Júnior
Elenco: Lucinha Lins, Tania Alves e Virginia Rosa
Músicos - João Cristal (piano e acordeão), Robertinho Carvalho (contrabaixo)
e Ramon Montagner (bateria e percussão)
Iluminação - Wagner Freire
Figurinos – Claudio Tovar e elenco
Direção de movimento: Alex Neoral
Cenografia - Fernando Cardoso
Direção de produção - Fernando Cardoso e Roberto Monteiro

SERVIÇO:
O que: Musical Palavra de Mulher
Data: 15 de dezembro (sábado, às 21h) e 16 de dezembro (domingo, às 19h)
Local: Teatro Manauara / Manauara Shopping - Av. Mário Ypiranga, nº 1300 • Loja 04 • Piso Buriti - Manaus • AM
Ingressos:  R$30,00 (meia)
Informações: http://www.teatromanauara.com.br/ (92) 99193-0405
Vendas: www.aloingressos.com.br  e na bilheteria no teatro

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024