Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Festival de Teatro começa nesta quinta-feira (13) no Teatro Amazonas

A abertura contará com a apresentação do espetáculo convidado “A Ira de Narciso”, do Rio de Janeiro

Por Wallace Abreu,
terça-feira, 11 de dezembro de 2018
 
 
 

Festival de Teatro começa nesta quinta-feira (13) no Teatro Amazonas
Espetáculo “A Ira de Narciso” / Divulgação.

A abertura contará com a apresentação do espetáculo convidado “A Ira de Narciso”, do Rio de Janeiro

Da quinta-feira (13), até a próxima segunda-feira (17), Manaus se tornará a capital nacional do teatro. Para iniciar essa jornada pelas artes cênicas, a abertura do evento contará com o espetáculo “A Ira de Narciso”, que traz no elenco no ator carioca Gilberto Gawronski, indicado este ano ao Prêmio Shell de melhor ator, por sua atuação nesta peça. O Shell é o principal prêmio brasileiro na categoria.

“A Ira de Narciso” é um monólogo autoficcional do consagrado dramaturgo uruguaio Sergio Blanco, com tradução de Celso Curi e direção de Yara de Novaes, que enxerga a peça como um portal de reflexão sobre o artista contemporâneo em embate consigo mesmo e com sua criação.  Este monólogo, em primeira pessoa, relata a permanência do autor na cidade de Ljubljana, onde é convidado a proferir uma palestra sobre o famoso mito de ‘Narciso’.

Tendo como ambientação única o luxuoso quarto 228 do hotel onde o autor está hospedado, o texto descreve os últimos preparativos para realização da conferência e ao mesmo tempo narra os diferentes encontros que o autor mantém com um jovem esloveno que acaba de conhecer.

“A partir da descoberta de uma mancha de sangue no carpete, a exposição da viagem profissional e dos encontros amorosos dão lugar à uma intriga policial obscura e inusitada”, explica Gawronski. “O espetáculo altera sutilmente narrativa, palestra e confissão. Trata-se de uma jornada fascinante e arriscada que conduz o espectador num confuso labirinto do eu, da linguagem e do tempo”, conclui o ator.

Sucesso de público e crítica, o espetáculo estreou no Festival de Curitiba em abril deste ano, e desde então já fez mais de 30 apresentações em três temporadas na cidade de São Paulo (SESC Pinheiros, Oficina Cultural Oswald de Andrade e Teatro Sérgio Cardoso), festivais (FIT Rio Preto, Tempo Festival, Fentepp e Mix Brasil) e pelo interior do estado de São Paulo(Rio Claro, Bauru, Jundiaí, Campinas).

Sobre o autor

Sergio Blanco é um dos mais importantes dramaturgos latino americanos contemporâneos. De origem uruguaia, está radicado em Paris desde 1998 para dedicar-se a escrita dramática. Formado em filologia - estudo da linguagem em fontes históricas - e arte teatral, o artista já realizou diversos trabalhos como diretor. Em 1993 ganhou o Prêmio Florencio Revelación e uma bolsa para estudar direção de teatro na Comédie Française em Paris.

Na Comédia Nacional do Uruguai, estreou seus principais trabalhos como “Kiev”, “Tebas Land”, “A Ira de Narciso” e “El Bramido de Dusseldorf”. Por seus textos recebeu importantes prêmios como o Prêmio Nacional de Dramaturgia do Uruguai e o Prêmio Internacional Casa de las Américas. Desde 2008 integra a gestão da Sociedade de Artes Contemporâneas COMPLOT com Gabriel Calderon, Martin Inthamoussú, Mariana Percovich e Ramiro Perdomo. Atualmente prepara sua nova criação “Cuando pases sobre mi tumba” que estreará nos próximos meses, em Montevideo. Seus textos já foram traduzidos para o português, francês, Inglês, grego e japonês.

Programação

Essa edição do festival contará com a apresentação de mais 21 espetáculos de grupos, companhias e artistas independentes do Amazonas, Ceará, Paraná, Brasília e São Paulo.

“A programação contempla o público de todas as idades e terá espetáculos de gêneros diversos. Essa edição é uma grande celebração ao fazer artístico e o Teatro Amazonas e o Café Teatro estarão de portas abertas à população com uma programação cem por cento gratuita”, destaca Douglas Rodrigues, coordenador do evento.

O Festival de Teatro da Amazônia é uma realização da Federação de Teatro do Amazonas (FETAM), com o apoio do Governo do Amazonas / Secretaria de Estado de Cultura e Prefeitura de Manaus / Fundação Manauscult.

Confira a programação completa do 13º Festival de Teatro da Amazônia na página da Fetam no Facebook.

Serviço

O quê: Abertura do 13° Festival de Teatro da Amazônia – Espetáculo “A Ira de Narciso”

Quando: Quinta-feira (13) às 20h

Onde: Teatro Amazonas - Largo São Sebastião – S/N – Centro

ENTRADA GRATUITA

Classificação indicativa: 18 anos

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024