Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



SESISAÚDE tem dicas para saúde mental
Por Sistema FIEAM,
quarta-feira, 16 de janeiro de 2019
 
 
 

SESISAÚDE tem dicas para saúde mental
SESI Amazonas. / Divulgação.

Com base na máxima “Quem cuida da mente, cuida da vida”, da campanha Janeiro Branco pela saúde mental, o Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) promove uma série de palestras sobre o tema para clientes do SESISAÚDE até o dia 28. "Como cuidar da saúde mental da criança" abriu a programação, realizada pela especialista em Psicologia, Solange Ribeiro, para alertar aos pais sobre os distúrbios psíquicos infantis.

De acordo com Solange Ribeiro, 70% das consultas realizadas no ano passado foram motivadas pelos pais em busca de acompanhamento psicológico para os filhos. Entre os problemas registrados, destacaram-se casos de depressão, sono elevado e excesso de ansiedade.

A psicóloga explica que as crianças que manifestam esses sintomas, em geral, estão com os pais em processo de separação, separados, em alienação parental, ou acompanham brigas diárias de seus pais. “O primeiro problema é com os pais e, automaticamente, estende-se aos filhos”, diz a especialista.

Para Ribeiro, é importante viver as etapas de desenvolvimento emocional das crianças, sendo a família a estrutura básica do ser humano, o alicerce. É essencial ficar atento aos indícios de que a saúde mental da criança não vai bem e procurar saber o quanto antes por que não está bem.

As crianças também sofrem de depressão, sendo demonstrada por meio de tristeza, angústia, perda do desejo de brincar e comer. Muitas vezes é manifestada de forma sutil, diferente dos sintomas de um adulto.

“Os pais devem acompanhar cada passo dados por seus filhos, para que seja percebido todo e qualquer sinal diferente em relação a comportamentos, como problemas para dormir, atraso na comunicação, agressividade, irritabilidade, apatia e recusa em interagir”, afirma Ribeiro.

Para uma boa saúde mental infantil, a psicóloga recomenda alguns cuidados especiais com os pequenos, como evitar o excesso de contato com aparelhos eletrônicos que bloqueiam o seu tempo livre para brincar, correr e adquirir anticorpos.

“A criança precisa ter uma rotina, sono adequado para sua faixa-etária e ter acompanhamento em leituras, boas leituras. É preciso sentar-se com ela e aproveitar a leitura, é bom tirar um tempo para ela, que sente falta do afeto, muitas vezes, por falta de tempo”, frisa Ribeiro.

Ribeiro explica que ao chamar os pais para brincar, as crianças querem receber atenção, faz parte do processo. Elas não entendem os momentos dos pais, mas os pais precisam entender os momentos delas.

Abaixo, as palestras programadas como parte da Campanha Janeiro Branco, nas salas de espera do 2º andar do prédio do SESISAÚDE:

23 de janeiro

“Qual a sua importância?”, com o psicólogo Pedro Campos, às 18 horas;

25 de janeiro

“Projeto de vida”, com o psicólogo Adonias Junior, às 8 horas;

26 de janeiro

“Inteligência emocional para construir relações saudáveis”, com a psicóloga Suene Amanda Gomes, às 8 horas;

28 de janeiro

“Como ser feliz!, com o psiquiatra Luiz Henrique da Silva, às 15 horas.

 

No SESISAÚDE, o atendimento com a psicóloga é realizado às terças-feiras, a partir das 8h, e às quintas-feiras, a partir das 13h. O SESISAÚDE funciona na Avenida Getúlio Vargas, 1116, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30 e aos sábados das 7h30 às 11h. Mais informações pelos números 3186-6610 ou 3186-6611.

 

Publicidade
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2020