Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Aeroportos de São Gabriel da Cachoeira e Eirunepé iniciam processo de certificação

Atestando a segurança operacional que permite receber mais voos e aeronaves de maior porte.

Por Três Comunicação,
segunda-feira, 21 de janeiro de 2019
 
 
 

Aeroportos de São Gabriel da Cachoeira e Eirunepé iniciam processo de certificação
Aeroporto de São Gabriel da Cachoeira. / Divulgação.

Os aeroportos de São Gabriel da Cachoeira e Eirunepé deverão ser os primeiros do interior do Amazonas com certificação de Especificação Operativa (EO) da Agência Nacional de Aviação (ANAC), atestando a segurança operacional que permite receber mais voos e aeronaves de maior porte.

As Prefeituras dos dois municípios, responsáveis pela administração dos aeroportos, receberam apoio e suporte técnico da MAP Linhas Aéreas, preparando-se para a adoção das medidas necessárias e exigidas pela ANAC, para obtenção da certificação. Assim que o processo estiver concluído – a previsão é de cerca de três meses -, a MAP pretende aumentar a frequência de voos para as duas cidades, de acordo com o presidente da companhia, comandante Marcos Pacheco. 

No próximo dia 30, os representantes dos municípios e o gerente de Qualidade e Segurança Operacional da MAP, Fábio Mafei, estarão em Brasília, participando de reunião com a ANAC, para dar início aos procedimentos. A equipe técnica da MAP está acompanhando todo o processo, dando suporte desde a fase de levantamento dos documentos a serem protocolados na ANAC, até a indicação de melhorias a serem realizadas na estrutura dos aeródromos.

Fábio Mafei explica que a certificação vai permitir, entre outras coisas, que os aeroportos recebam mais voos por semana. Mafei acrescenta que a certificação atesta a capacidade de cumprimento dos regulamentos técnicos da ANAC relativos à segurança operacional e de resposta à emergência aeroportuária. “Atualmente, São Gabriel da Cachoeira e Eirunepé, assim como os demais destinos que a MAP opera no Amazonas, possuem aeroportos homologados, ou seja, estão cadastrados e tem autorização da ANAC para funcionar. A certificação é um passo adiante – garante que os aeródromos estão aptos a receber mais voos”, afirmou.

Segundo Fábio Mafei, o processo de certificação se dá em quatro fases: a reunião inicial, de preparação da documentação necessária; a inspeção da ANAC para comprovação da implementação das normas exigidas; e, por fim, a emissão da certificação para o aeródromo. “É um orgulho para toda a equipe da MAP poder fazer parte deste momento, que é tão importante para o desenvolvimento dos municípios e que, certamente, servirá de estímulo para os demais. A MAP está em constante contato com os administradores dos aeroportos onde atua, no Amazonas e Pará, buscando sempre melhorias para a operação e, consequentemente, um serviço de qualidade para a população. A companhia tem como princípio a missão de encurtar distâncias e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento da região”, frisou.

Planejamento – A certificação dos aeroportos de São Gabriel da Cachoeira e Eirunepé vêm ao encontro do planejamento preparado pela MAP para 2019, que é o de aumentar a frequência para alguns municípios da malha aérea.

De acordo com o comandante Marcos Pacheco, os três municípios são mercados estratégicos para a MAP. “Há uma demanda grande, tanto de passageiros internos, ou seja, do próprio estado, quanto de pessoas que viajam de outras regiões para essas cidades, a trabalho ou passeio”, ressalta.

Com foco no aumento da frequência de voos para os municípios em que atua, a MAP colocará em operação um novo avião no primeiro semestre de 2019. O modelo é ATR – 72 500. Com isso, a MAP passa a contar com uma frota de três aviões modelo ATR 42, com capacidade para transportar 45 passageiros, e três ATR 72, para até 66 pessoas.

A MAP Linhas Aéreas opera em 14 municípios do Amazonas e no Pará. No Amazonas, atende a capital, Manaus, além de Parintins, Lábrea, Carauari, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Tefé, Eirunepé e Coari. No Pará, tem voos regulares para Belém, Porto Trombetas, Santarém, Itaituba e Altamira. 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024