Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Força-tarefa tem início com notificações nos postos de combustíveis

O aumento considerado pelo órgão de defesa do consumidor é alto de R$ 1,00 por litro.

Por Anne Caroline Guedes /Procon Manaus, SEMCOM
terça-feira, 22 de janeiro de 2019
 
 
 

Força-tarefa tem início com notificações nos postos de combustíveis
Os órgãos estão atuando mediante recomendações do MPE-AM. / Vladya Gondim / Procon Manaus

A Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), o Programa de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon-AM) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) começaram a notificar nesta terça-feira, 22/1, os postos de combustíveis da capital, após a elevação nos preços da gasolina comum e aditivada, entre os dias 16 e 17 de janeiro, e praticados ainda em alguns postos.

Os órgãos estão atuando mediante recomendações do Ministério Público do Estado (MPE-AM) que também exerce função fiscalizadora. “A Promotoria de Defesa do Consumidor e Defensoria Pública do Estado do Amazonas fizeram uma recomendação para que trabalhássemos nessa questão do preço do combustível que teve um reajuste abusivo”, avaliou o coordenador do Procon Manaus, Rodrigo Guedes.

"Conforme acordado na primeira reunião da força-tarefa do consumidor, para atender de forma emergencial a demanda já estamos nas ruas notificando os empresários que apresentaram práticas abusivas. O que observamos, também,  é que alguns postos baixaram os preços, devido à pressão dos Procons estadual e municipal que receberam várias denúncias de consumidores", aponta o gestor do Procon-AM, Jalil Fraxe.

Desde a última semana, o Procon Manaus vem recebendo denúncias de consumidores, reclamando de aumento abusivo nos preços da gasolina. O aumento considerado pelo órgão de defesa do consumidor é alto de R$ 1,00 por litro.

Diversos postos das zonas Sul, Centro-Sul, Oeste e Centro-Oeste já receberam o auto de constatação para que apresentem os documentos comprovando o valor pago para as distribuidoras pelo combustível. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) veda a elevação de preços que não seja justificada pelo respectivo aumento dos custos de atividade. A prática é considerada abusiva pelo CDC. Os postos visitados receberam o prazo de dois dias úteis para apresentar uma justificativa e as notas fiscais de compra da gasolina.

“O Procon Manaus já está há cerca de dez meses combatendo todo o tipo de abusividade e atos lesivos ao consumidor na questão da gasolina e de outros combustíveis. Já formalizamos denúncias aos órgãos de policia criminal para que se investigue a questão do cartel e da combinação de preço” destaca o Rodrigo Guedes.

O Procon Manaus recebe reclamações e denúncias de abusos praticados por fornecedores de produtos ou serviços. Ao longo da semana, os Procons Municipal e Estadual estarão percorrendo as demais zonas da cidade.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024