Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Feira inédita no país debate em Manaus geração de energia para comunidades da Amazônia
Por UP Comunicação Inteligente,
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019
 
 
 

Feira inédita no país debate em Manaus geração de energia para comunidades da Amazônia
Na Amazônia, estima-se que cerca de dois milhões de pessoas não têm acesso constante à eletricidade. / UP Comunicação Inteligente

Com a proposta de apontar caminhos para superar a exclusão energética e a dependência de óleo diesel em áreas remotas da Amazônia, a Feira e Simpósio de Soluções Energéticas para Comunidades da Amazônia (Energia & Comunidades) será lançada, nesta terça-feira, dia 5 de fevereiro, a partir das 16h, no auditório do Sebrae, localizado na Avenida Leonardo Malcher, no Centro.

O evento terá a presença do assessor do Instituto Socioambiental (ISA), Ciro Campos, que representará o comitê organizador. Na ocasião, serão apresentados os temas que devem nortear a programação da feira, entre eles, aspectos comerciais, técnicos, regulatórios, políticos, geográficos e de financiamento para a expansão das energias alternativas na região.

A primeira edição da Feira e Simpósio Energia & Comunidades está marcada para acontecer entre os dias 25 e 28 de março, no Centro de Convenções do Amazonas. As inscrições para participar são gratuitas e estão abertas no site: www.energiaecomunidades.com.br.

Durante o evento, os participantes poderão conhecer o mercado de produtos e serviços voltados para a geração de energia solar, biomassa, hídrica e eólica de pequena escala em sistemas isolados (off grid).

Além de trazer uma amostra significativa de inovações e empresas do setor energético, a programação reunirá especialistas de diversas partes do país e convidados internacionais para discutir políticas públicas, regulação, financiamento e definição de prioridades no setor energético voltado para regiões remotas.

 

Realidade amazônica

Na Amazônia, estima-se que cerca de dois milhões de pessoas não têm acesso constante à eletricidade, de acordo com dados do ISA. Diversos povoados e comunidades indígenas, ribeirinhas e tradicionais, em especial de regiões remotas e não atendidas pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), utilizam a geração de energia à diesel, que promove grandes emissões de gases de efeito estufa e é cara, comprometendo o orçamento familiar.

“A expansão das energias alternativas favorece um modelo de negócios baseado na economia da floresta, fortalecendo a economia das comunidades, a autonomia, geração de renda, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Esse é um dos desafios urgentes no cenário socioambiental atual”, explica Ciro Campos. “O mercado é promissor e o momento é favorável para que governo, setor privado, pesquisadores e sociedade civil encaminhem soluções. É o momento de alinhar as demandas energéticas das comunidades com as soluções das empresas, o financiamento e as políticas públicas”, conclui.

 

Comitê organizador

A proposta do evento surgiu de um grupo de organizações da sociedade civil. Eles formam um comitê organizador integrado pelo Instituto Socioambiental (ISA), WWF-Brasil , Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Projeto Saúde e Alegria, Greenpeace-Brasil, Instituto Clima e Sociedade, Charles Stewart Mott Foundation, Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP), Frente por uma nova política energética e Associação Brasileira  de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019