Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Procon Manaus autua postos de combustíveis por aumento abusivo
Por Anne Caroline Guedes / Procon Manaus, SEMCOM
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
 
 
 

Procon Manaus autua postos de combustíveis por aumento abusivo
Equipe de fiscalização do Procon Manaus / Divulgação / Procon Manaus

A Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) realizou uma fiscalização em postos de combustíveis, na tarde desta quarta-feira, 20/2, para verificar os preços de venda dos produtos. A ação foi determinada pelo coordenador municipal do Procon Manaus, Rodrigo Guedes, e teve como objetivo investigar possíveis aumentos na cobrança dos valores praticados pelos estabelecimentos visitados.

“O prefeito Arthur Virgílio Neto nos determina que façamos sempre a fiscalização, para que o consumidor não seja prejudicado com preços abusivos na gasolina”, destacou Guedes.

De acordo com a diretora do Procon Manaus, Patrícia Lima, o órgão municipal tem recebido inúmeras denúncias de aumento de combustível. “Diante da elevação abrupta e excessiva, estamos em fiscalização a fim de verificar se essa elevação do preço foi feita com ou sem justa causa, estamos lavrando um auto de infração que pode gerar a aplicação de multa”, informou.

Diversos postos das zonas Leste, Centro-Sul, Oeste, Sul e Centro-Oeste já receberam o auto para que apresentem os documentos comprovando o valor pago para as distribuidoras pelo combustível. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) veda a elevação de preços que não seja justificada pelo respectivo aumento dos custos de atividade. A prática é considerada abusiva pelo CDC. Os postos visitados receberam o prazo de dez dias para apresentar uma justificativa e as notas fiscais de compra da gasolina.

Para o coordenador do Procon Manaus, Rodrigo Guedes, os postos de combustíveis não podem ficar brincando com a população. “Eles precisam estabilizar o preço, a população sofre muito com essa gangorra de preços, e não consegue se programar e acima de tudo essa ação é coordenada, pois acontece no mesmo dia, é uma ação absurdamente lesiva ao consumidor e não podemos permitir. Dessa vez estamos usando o instrumento de maior punição do Procon Manaus. Vamos punir com multas severas e estaremos brigando para que essas multas sejam executadas”, pontuou.

Reajuste

A Petrobras elevou em 2,5% o preço médio da gasolina em suas refinarias desde a última quinta-feira, 14/2, para R$ 1, 5970 por litro, a maior elevação em quase dois meses. O valor médio da gasolina é o mais alto desde 22/12 de 2018, quando a estatal comercializou o produto a R$ 1,6202 por litro.

Os reajustes da Petrobras podem ocorrer em qualquer intervalo de tempo, em meio a uma política de preços que busca seguir a paridade internacional.

A equipe de fiscalização do Procon Manaus vai continuar a percorrer os postos de Manaus para verificar as informações de abusividades nos preços dos combustíveis e está à disposição da população em geral para receber reclamações e denúncias de abusos praticados por fornecedores de produtos ou serviços.

O consumidor pode acionar o órgão pelo ‪0800 092 0111 ou procurar a própria sede na rua Afonso Pena, 37, bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul.

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019