Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Casarão de Idéias celebra nove anos de atividades, amanhã (4)
Por Fabrício Nunes,
quarta-feira, 3 de abril de 2019
 
 
 

Casarão de Idéias celebra nove anos de atividades, amanhã (4)
Casarão de Idéias. / Divulgação.

Amanhã, quinta-feira (4), o Casarão de Idéias (rua Barroso, 279, Centro) inicia as comemorações dos seus nove anos de atividades. Uma extensa programação será desenvolvida para as festividades de aniversário. Espetáculo de dança, estreias de filmes e apresentação exclusiva do quarteto Solimões animam o dia.

Abrindo a programação o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) apresenta trechos coreográficos do espetáculo “A quem será que destina?”, às 16h. Criação coletiva do elenco da companhia, a coreografia busca uma aproximação do público propondo uma reflexão sobre vida e arte em forma de dança.

A concepção do espetáculo se deu a partir da escolha da canção célebre de Caetano Veloso como trilha sonora, o trabalho de criação se desenvolveu como desdobramento de reflexões surgidas a partir da música, onde os integrantes do CDA traduzem a sonoridade e a poesia de “Cajuína” numa coreografia baseada na linguagem da dança contemporânea.

Logo em seguida, às 16h30, o “Cine Casarão” - sala que funciona nas dependências do espaço -, realiza a estreia do filme japonês “Assunto de Família”, dirigido por Hirokazu Koreeda. O longa conta a história de uma família pobre que vive de pequenos crimes e adota uma garotinha abandonada.

O filme conta a história de uma família pobre em Tóquio que ensina seus filhos a roubarem produtos de supermercado – o que explica o título em inglês. O drama chegou a ser descrito como "Oliver Twist dos tempos modernos", em referência ao romance de Charles Dickens do século 19.

Durante a noite, ainda haverá mais uma edição do projeto “Doação de Livros”, onde o Casarão de Ideias disponibiliza alguns dos livros que foram entregues para a entidade a comunidade. Logo em seguida, o “Quarteto Solimões”, faz uma apresentação exclusiva com músicas de Mozart e Mendelssohn.

Toda a programação será gratuita e aberta ao público em geral. Para algumas atividades, a direção do espaço disponibilizará senhas, que serão distribuídas uma hora antes dos espetáculos.

Para João Fernandes, gestor do espaço, em nove anos o Casarão de Ideias tem muito a comemorar. “O Casarão de idéias é uma referência de resistência cultural . Hoje mais que uma simples ação para a cidade, somos uma necessidade”, comenta Fernandes.

Ele relembra que todos os dias é uma luta diárias para mantê-lo.  “Estar de portas abertas todos os dias, não tem sido fácil. Nós não tínhamos ideia de que ganharíamos essa dimensão. Pois nosso papel é de posicionamento sobre a arte e mantermos tudo isso funcionando para receber a população, nos faz acreditar e reforça nosso pensamento de mudança através da cultura”, conclui.

Extensa programação

O mês de aniversário do Casarão de Idéias será repleta de atividades e muitas novidades. Além da programação anual, como o lançamento de editais: Mova-se e Ocupação, a entidade ainda lançará o cartão fidelidade do Cine Casarão.

Um programa de incentivo continuo para os cinéfilos que frequentam a sala de cinema. O benefício contará com a disponibilização de ingressos, café, pipoca e ainda, poderá reservar ingressos, tudo isso de acordo com a frequência do cliente.

Ainda este mês, a diretoria do entidade realiza a publicação do edital para quem desejar participar da X Festival Mova-se de Dança. O evento acontecerá excepcionalmente no mês de setembro e contará com uma extensa programação em vários espaços culturais.

Outra novidade, será o retorno da revista Ideias Editadas, uma publicação trimestral que aborda a cultura e artes. A produção literária tem sua linha editorial voltada, principalmente, para a valorização de produtos, aparelhos culturais e artistas de modo geral.

 

Números

Em nove anos, o Casarão de Idéias ganhou destaque não só pelos grandes eventos que realiza. Um dos pontos positivos que ganham importância foi a formação de artistas em diversas áreas, entre elas pode-se evidenciar a formação da Orquestra de Câmara de Violinos, que atualmente é formada por ex-alunos do espaço.

O Casarão de Idéias ganhou uma nova sede e no mesmo ano, inaugurou a sala de cinema “Cine Casarão”, onde já foram exibidos mais de cem títulos de várias distribuidoras: Vitrine Filmes, Imovision, Olhar Filmes, Livres Filmes, Embaúba Filmes, Pandora Filmes e Elo Company, somando todos, eles conseguiram levar mais de 5 mil expectadores a sala.

A biblioteca da entidade possui mais de 5200 títulos, voltados para artes em geral e podem ser acessados de forma gratuita. Ler e tomar um café ao mesmo tempo é possível, pois o Casarão tem um espaço dedicado ao bom café. Lá, é facilmente encontrados chás e cafés importados, que acompanham facilmente salgados e doces finos.

Um espaço cultural moderno, assim é o Casarão de Ideias. Ele possui um espaço para apresentações de artes cênicas, onde toda a iluminação foi disponibilizada através do Ministério da Cultura, onde a associação foi premiada juntamente com mais 40 entidades.

 

Publicidade


   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2021