Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Sem professores, alunos de Medicina da Ufam fazem protesto em Coari

Alunos do curso de Medicina da Ufam realizaram uma manifestação na unidade.

Por William Gaspar,
segunda-feira, 15 de abril de 2019
 
 
 

Sem professores, alunos de Medicina da Ufam fazem protesto em Coari
Aluno do curso de medicina da UFAM, em Coari. / Divulgação.

Em protesto à falta de professores, alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) do campus de Coari (a 366 quilômetros de Manaus), realizaram uma manifestação na unidade, na manhã desta segunda-feira, 15 de abril. O prédio administrativo da instituição chegou a ser fechado.

 

De acordo com o presidente do Centro Acadêmico de Medicina, o estudante Hiago da Silva, além da falta de estrutura física, a universidade não possui profissionais para ministrar os conteúdos clínicos para as três turmas de Medicina, o que vem prejudicando os alunos desde 2016, ano em que foi criado o curso no município.

 

“Estamos lutando desde que chegamos aqui. Já recomemos a coordenação da Ufam, Conselho Diretor e muitos outros, inclusive à Reitoria para tentar solucionar essa situação. Até mesmo uma equipe do MEC esteve na Ufam de Coari, mas nada foi solucionado”, explicou Hiago.

 

Ainda de acordo com ele, existem apenas três professores médicos para atender as três turmas. Os professores atuam apenas em período quinzenal no município, em regime de 20 horas semanais, o que causa déficit no ensino. Há ainda denúncias de que há professores que ocupam cadeiras na Ufam, mas não atuam na universidade.

 

MPF intervém – No mês passado, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao reitor da Ufam, Sylvio Puga, a estruturação do curso de Medicina da universidade no município de Coari e a reavaliação do plano pedagógico do curso, compatibilizando a carga horária de cada disciplina ao que é ministrado na capital.
O MPF identificou que há considerável diferença entre a carga horária de matérias do curso no município e do mesmo curso em Manaus. Em disciplinas de formação médica de base biológica, a carga horária em Coari é menor que em Manaus, como é o caso de Patologia Geral, que tem carga de 90 horas em Coari e 210 horas na capital; já em disciplinas de atenção à saúde, como Família e Comunidade, há excesso de carga horária no interior, com 1545 horas em Coari contra 540 horas em Manaus.

A precariedade de recursos físicos da universidade no município do interior, onde faltam instrumentos fundamentais para a boa formação dos acadêmicos, como bonecos para simulação, materiais cirúrgicos (luvas, pinças, bisturis), peças anatômicas orgânicas, microscópios e até materiais básicos como mesas e cadeiras, já foi noticiada à administração da Ufam pela primeira turma do curso de Medicina do campus de Coari, mas não foram adotadas medidas para solucionar a questão.

A assessoria de comunicação da Ufam foi consultada sobre a manifestação e informou que irá se manifestar após o posicionamento de seu reitor, que está em Coari para evento da instituição de ensino.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024