Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Festival de Ópera apresenta Ópera Mirim para as crianças da Casa Vhida
Por Secretaria de Comunicação Social,
quarta-feira, 24 de abril de 2019
 
 
 

Festival de Ópera apresenta Ópera Mirim para as crianças da Casa Vhida
Estreia do projeto “Ópera Mirim”. / Michael Dantas / SEC

Projeto apresenta “O Menino e os Sortilégios” em teatro de marionetes, feito pelos artistas do Pequeno Teatro do Mundo


Em 2019, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) chega com uma novidade para as crianças: o “Ópera Mirim”, que apresenta “L’enfant et les Sortilèges” (“O Menino e os Sortilégios”), de Maurice Ravel, em teatro de marionetes, feito pelos artistas do Pequeno Teatro do Mundo. A estreia do projeto será neste sábado (27/4), às 10h, com uma apresentação especial para as crianças da Casa Vhida – Associação de Apoio à Criança com HIV. A 22ª edição do FAO inicia nesta sexta-feira (26/4), com a apresentação de “Ernani”, de Giuseppe Verdi, no Teatro Amazonas, às 20h.

Realizado pelo Governo o Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio master do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, o 22º Festival Amazonas de Ópera segue com apresentações de ópera, recitais e concertos até 30 de maio.

Além da Casa Vhida, o “Ópera Mirim” será apresentado nos hospitais infantis Dr. Fajardo (no dia 29/4) e Joãozinho (4/5); nos municípios Santa Isabel do Rio Negro (17/5) e Benjamin Constant (18/5); no Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Zilda Arns (29/5); e no hall do Teatro Amazonas (5, 12 e 26/5).

“O ‘Ópera Mirim’ segue uma das diretrizes da SEC, que visa a promoção e o fomento de ações que permitam maior acesso do cidadão à cultura, em um processo de descentralização que atinge os municípios e que também chega a espaços como os hospitais, onde a atividade cultural proporciona momentos de entretenimento para quem passa por situações difíceis”, ressalta o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz.

Espetáculo – “L’enfant et les Sortilèges” (“O Menino e os Sortilégios”), de Maurice Ravel, é uma fantasia lírica, uma metáfora da infância e do amadurecimento inspirada nos poemas de Gabrielle Colette. Conta a história de um menino que enfrenta suas emoções. Através dos sortilégios, dos encantamentos, os objetos ganham vida e ajudam o menino a viver de uma forma mais humana e generosa.

Unindo a grandiosidade da ópera à delicadeza das marionetes, o grupo Pequeno Teatro do Mundo cria um espetáculo lúdico, uma experiência para toda a família. “A linguagem das marionetes facilita a comunicação e apresenta esse gênero erudito numa forma popular. Nossa grande missão é aproximar, apresentar a ópera para o público infantil, mas não só para crianças, para adultos também”, comenta Fabiana Vasconcelos Barbosa, artista que manipula as marionetes.

Dois artistas, Fabiana e Fábio Retti, manipulam os 14 personagens do espetáculo, que tem duração de 45 minutos. “A gente faz uma coreografia mesmo, para não enroscar nenhum fio, para não bater um boneco no outro. É tudo muito delicado e preciso no espetáculo”, pontua Fabiana.

Sobre o Pequeno Teatro do Mundo – O Pequeno Teatro do Mundo é uma companhia de teatro de marionetes de fio, formada pelos artistas Fábio Retti e Fabiana Vasconcelos Barbosa, que resgata a tradição do teatro mambembe. Unindo sua expertise no teatro de animação à sua paixão pela ópera, encanta e diverte os espectadores, ao mesmo tempo em que promove uma experiência educativa e de iniciação artística, apresentando o universo da música erudita em uma linguagem popular.

Sobre o 22º FAO – Em 2019, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) celebra o centenário de nascimento de Claudio Santoro com a apresentação da ópera “Alma”, do compositor e maestro amazonense. Também estão na programação “Ernani”, de Giuseppe Verdi; “Maria Stuarda”, de Gaetano Donizetti; “Tosca”, de Giacomo Puccini; e “Mater Dolorosa”, baseada na cantata “Stabat Mater Dolorosa”, de Giovanni Pergolesi.

Os ingressos para o FAO 2019 já estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com/teatroamazonas), com valores que vão de R$ 2,50 a R$ 60.

A programação do festival abrange ainda o Recital Bradesco, com canções compostas por Claudio Santoro; o projeto “Ópera Mirim”, que apresentará “L’enfant et les Sortilèges” (“O Menino e os Sortilégios”), de Maurice Ravel, feita com marionetes pelos artistas do Pequeno Teatro do Mundo; o encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, voltado para apresentar dados e casos de sucesso sobre a Indústria da Ópera na América Latina; o concerto do Dia das Mães; e Mulheres da Ópera.

Sobre o Bradesco Cultura – Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do país, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, além do Teatro Bradesco em São Paulo.

Em 2019, estão previstas diversas atrações como o espetáculo “OVO”, do Cirque du Soleil; os festivais de Parintins e Tiradentes; as festas juninas de São João do Caruaru e Campina Grande e o Natal do Bradesco, em Curitiba. Segue em cartaz “O Fantasma da Ópera”.


Serviço: Estreia do projeto “Ópera Mirim”
Data/hora: Sábado (27/4), às 10h
Local: Casa Vhida – Associação de Apoio à Criança com HIV

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019