Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Batucada emociona torcedores encarnados em Curral do Boi Garantido

Cadência, ritmo e tradição emocionam em Ensaio Oficial do Boi Garantido

Por Wagner Moreira, Cultura Amazônica Assessoria
segunda-feira, 29 de abril de 2019
 
 
 

Batucada emociona torcedores encarnados em Curral do Boi Garantido
Batucada do Garantido. / Yghor Palhano

Cadência, ritmo e tradição emocionam em Ensaio Oficial do Boi Garantido na noite do último sábado em Manaus (27), com histórias de  gerações que se renovam pela paixão e Identidade Cultural

BOI GARANTIDO| Com o tema “A Noite dos Camisas Encarnadas”, o  Movimento Amigos do Garantido (MAG), promoveu no último sábado  (27/04), mais um Ensaio Oficial do Boi Garantido em Manaus. A grande  homenageada, a Batucada, item número três (03), de forma sincronizada,  movimentou a grande massa vermelha de torcedores que estiveram no  Sambódromo.

Edilson Santana, considerado um dos maiores cantores do norte do  Brasil, fez sua estreia no curral do Garantido, emocionando a galera  vermelha e branca presente no evento. Seu retorno, fortalece o seleto  grupo de cantores da Baixa.

O levantador oficial do Boi Garantido, Sebastião Júnior agitou a noite  com toadas antológicas e toadas de 2019, do CD intitulado “Nós, o  povo!”, tema que o Boi Garantido defenderá o título de campeão do 54°  Festival Folclórico de Parintins, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de  junho.

A noite foi de muita emoção, enfatizando a paixão e a identidade  cultural presente ao longo das gerações. Três batuqueiros representaram este ciclo: Gustavo Andrade (10), batuqueiro mirim em  Manaus, com 03 anos de batucada, Francisnaldo Pinheiro, 21 anos de  batucada, e Clemilton Pinto que durante anos, comandou a batucada como  maestro. Dois outros grandes homenageados foram também, João do Peso e  Samuel Benzecry, batuqueiros há 30 anos.

A essência da Batucada é sua história, que permanece viva quando uma  criança renova a esperança e a paixão pela sua cultura, aliada ao  conhecimento dos mais experientes, mantém a energia da sustentação  rítmica, de forma cadenciada e harmônica, comenta Francisnaldo  Pinheiro, atual maestro da Batucada em Manaus.

A noite foi abrilhantada com a presença dos grupos de dança Garantido  show e Ágata de Presidente Figueiredo, e das torcidas Encarnada e  Comando Garantido.

Acessibilidade Garantida
Considerado o Boi da inovação, o Movimento Amigos do Garantido em  parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos  Direito da Pessoa com Deficiência – Seped, ofereceu um camarote, com  estrutura especial destinada às pessoas com deficiência que  participaram do Curral do Garantido, além do serviço de intérprete de  Libras - Língua Brasileira de Sinais, por Rick Pierre.

Alvorada 2019
Muitos torcedores já estão na cidade de Parintins, onde acontecerá no  dia 1°de maio, a "Alvorada" que levará dezenas de milhares de  torcedores às ruas da Ilha Tupinambarana. A Alvorada é uma tradição  encarnada, herdada do mestre Lindolfo Monteverde, fundador do Boi  Garantido, que marca a abertura da temporada bovina em Parintins. O  evento inicia no dia 30 de maio com shows musicais e apresentações dos  itens oficiais na cidade Garantido, seguidas de procissão pelas ruas,  finalizando ao amanhecer do dia 1° na Catedral de Nossa Senhora do  Carmo, Padroeira de Parintins. Em 2018 conquistou o Título de  Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024