Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Festival Amazonas de Ópera apresenta Maria Stuarda, de Gaetano Donizetti

O 22º Festival de Ópera do Amazonas (FAO) segue até 30 de maio.

Por Secretaria de Estado de Cultura.,
terça-feira, 30 de abril de 2019
 
 
 

Festival Amazonas de Ópera apresenta Maria Stuarda, de Gaetano Donizetti
O Menino e os Sortilégios. / Divulgação / SEC

O 22º Festival de Ópera do Amazonas (FAO), que começou na última sexta-feira (26/4), segue até 30 de maio, com apresentações de óperas, recitais e concertos. Como parte da programação, neste final de semana haverá apresentações do projeto “Ópera Mirim” e, no domingo (5/5), acontece a aguardada estreia, no Brasil, de “Maria Stuarda”, de Gaetano Donizetti, importante obra no repertório do bel-canto.

O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio master do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura.

Infantil – No sábado (4/5), às 16h, dentro da programação do “Ópera Mirim”, será apresentado “Rossini por um fio” no Hospital e Pronto-Socorro da Criança, o Joãozinho, na zona leste. O espetáculo de teatro de marionetes é encenado pelo grupo Pequeno Teatro do Mundo, que tem à frente os artistas Fabiana Barbosa e Fábio Retti. Unindo o erudito ao lúdico, o objetivo do projeto é facilitar o acesso à ópera aos pequenos e ao público em geral, conforme explica o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz.

O espetáculo “Rossini por um fio” conta a história da vida do compositor italiano e de algumas de suas composições mais famosas. “Falamos um pouco da infância até a vida adulta dele, dos bastidores da ópera, sobre as composições dele, tudo isso interagindo com a plateia”, adianta Fabiana Barbosa.

Rossini escreveu 39 óperas, em sua maioria cômica. No espetáculo são apresentadas: “Il Barbiere di Siviglia (O Barbeiro de Sevilha)”, “La Cenerentola (Cinderela)”, “La Gazza Ladra (A Pega Ladra)”, “Guilherme Tell” (título original em francês “Guillaume Tell”) e “Duetto buffo di due gatti (Dueto dos Gatos)”, sendo esta última atribuída a Rossini.

No domingo (5/5), às 11h, o “Ópera Mirim” estará no hall do Teatro Amazonas, com a apresentação de “L’enfant et les Sortilèges” (“O Menino e os Sortilégios”), de Maurice Ravel. Trata-se de uma fantasia lírica, uma metáfora da infância e do amadurecimento inspirada nos poemas de Gabrielle Colette. Conta a história de um menino que enfrenta suas emoções. Através dos sortilégios, dos encantamentos, os objetos ganham vida e ajudam o menino a viver de uma forma mais humana e generosa.

Estreia – Ainda no domingo, no Teatro Amazonas, às 19h, será apresentada a ópera “Maria Stuarda”, de Donizetti. O espetáculo conta com a participação dos solistas Cristina Giannelli, Tatiana Carlos, Dhijana Nobre, Paulo Mandarino, Fred Oliveira e Pepes do Valle. A duração é de 3h, com dois intervalos de 20 minutos.

“Maria Stuarda” é baseada na peça de Friedrich Schiller e narra a rivalidade entre as primas Mary, rainha da Escócia, e Elizabeth, rainha da Inglaterra. Faz parte das chamadas “rainhas de Donizetti” – Anna Bolena, Maria Stuarda e Roberto Devereux –,  que têm Elizabeth I como personagem principal. Será a estreia brasileira da edição crítica da obra, apresentada pelo Coral do Amazonas, Núcleo de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e Amazonas Filarmônica, sob a regência do maestro Marcelo de Jesus.

Programação – Este ano, o FAO celebra o centenário do maestro e compositor amazonense Claudio Santoro. Em sua homenagem, será apresentada a ópera “Alma” e, também, um recital com canções compostas por ele.

O FAO conta com programação nos teatros Amazonas e da Instalação, nos centros culturais Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça, em shoppings, hospitais e escolas de Manaus, além de chegar ao interior. A agenda inclui apresentações das óperas “Ernani”, “Maria Stuarda”, “Tosca”, “Mater Dolorosa” e “Alma” no Teatro Amazonas. O Festival também oferece o projeto “Ópera Mirim”; Concerto do Dia das Mães; projeto Mulheres da Ópera; e Recital Bradesco.

Além disso, o evento promoverá o encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, no dia 26 de maio, das 9h às 13h, no Centro Cultural Palácio da Justiça, com a presença do secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Medeiros Pires; da diretora executiva da Ópera Latinoamérica (OLA), Alejandra Martí; da chefe da Divisão de Assuntos Culturais, Solidariedade e Criatividade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Trinidad Zaldivar; do presidente da Academia Brasileira de Música, João Guilherme Ripper; e dos secretários de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão; e do Rio de Janeiro, Ruan Lira.

Na parte educativa do evento, estão sendo executados os projetos “Vivências de Regência de Ópera”, para alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e “Descobrindo talentos na produção cultural”, direcionado a estudantes do Ensino Médio (selecionados por inscrição).

Sobre o Bradesco Cultura – Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do país, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, além do Teatro Bradesco em São Paulo.

Em 2019, estão previstas diversas atrações, como o espetáculo “OVO”, do Cirque du Soleil, os festivais de Parintins e Tiradentes, as festas juninas de São João do Caruaru e Campina Grande e o Natal do Bradesco, em Curitiba. Segue em cartaz “O Fantasma da Ópera”.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024