Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Dilemas da vida moderna: como deixar a geladeira organizada

Excesso de alimentos e produtos no equipamento pode fazer com que eles estraguem antes do prazo.

Por Alice Bachiega, Conversion
quarta-feira, 8 de maio de 2019
 
 
 

Dilemas da vida moderna: como deixar a geladeira organizada
Como deixar a geladeira organizada. / Divulgação.

Segundo nutricionista, excesso de alimentos e produtos no equipamento pode fazer com que eles estraguem antes do prazo

A geladeira é um dos aparelhos clássicos de qualquer cozinha e, no Brasil, em que esse lugar da casa tem uma importância fundamental para a reunião familiar, ela é até objeto de carinho. Elemento central da chamada Linha Branca (fogão, geladeira, microondas, etc.), ele também é um ponto de apoio importante da economia do país: a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) recentemente afirmou que o setor de eletrodomésticos representa 3,34% do PIB brasileiro.

Um dos símbolos da vida moderna, por ser a responsável pela conservação do alimento por mais tempo, a geladeira também reflete a confusão do cotidiano. Normalmente, ao abrir a porta de uma o que se encontra é uma grande desorganização de alimentos, líquidos, ingredientes e comidas prontas, além dos famigerados restos de refeições passadas. No entanto, a forma como os alimentos são armazenados na geladeira interferem na saúde ーao menos é o que dizem pesquisadores e nutricionistas.

Diogo Círico, nutricionista de uma fabricante de suplementos alimentares, afirma que a maior parte do que é armazenado na geladeira é justamente tipos de alimentos que, por sua validade curta, precisam de uma refrigeração própria, por exemplo ovos, leite, queijo, manteiga, margarina, vegetais e frutas. Essa prática não é errada, mas é preciso se atentar para alguns fatores.

Um deles diz respeito às carnes. "Elas só devem ser guardadas na geladeira se forem consumidas no mesmo dia. Do contrário, o ideal é que sejam congeladas", cita ele.

Círico ainda diz que é possível evitar a contaminação de alimentos usando embalagens limpas e apropriadas. "Caixas de suco, de leite, frutas e legumes sempre devem ser guardadas em potes ou vasilhas em que caibam e que fiquem isolados dos demais produtos. Também não é recomendado misturar alimentos crus e cozidos na mesma prateleira da geladeira, para que uns não estraguem os outros", recomenda.
            
Hoje o mercado já abrange vários tipos de geladeiras que possuem dispositivos de armazenamento de fábrica. Um dos últimos modelos desenvolvidos possui uma cesta para frutas e legumes na porta e, na parte de dentro, várias gavetas e prateleiras mais altas ー onde a temperatura é menor ー para armazenar leite, carnes e derivados.

Outra dica comum é evitar que a geladeira abrigue uma grande quantidade de coisas. Para aproveitar uma maior eficiência do aparelho, é importante que ele esteja bem organizado, porque caso contrário o ar não circula adequadamente e a comida, por sua vez, estraga mais rápido. "Uma distribuição ligeira dos alimentos por todo o espaço, organizados de acordo com o vencimento, ajuda muito", explica Círico.

"De cima para baixo, é só posicionar primeiro os alimentos que estragam mais fácil, deixando nas últimas prateleiras os alimentos que demoram mais, como frutas e verduras", completa.           
            
Por último, até mesmo os fabricantes de eletrodomésticos recomendam que manter a temperatura da geladeira estável é uma das dicas que ajuda na organização, porque não apenas conserva os alimentos de forma correta ー permitindo que eles sejam usados até a data da validade ー, como também economiza energia elétrica. Não costuma se recomendar a prática de forrar o aparelho com plásticos ou toalhas, porque, da mesma forma, a circulação do ar frio fica limitada.

Um fator que gera maior consumo de energia e pode interferir no funcionamento, enfim, é a posição na cozinha. Segundo José Jorge Jr., presidente da Eletros, a geladeira deve ficar a pelo menos 10 centímetros da parede, de forma que o condensador não fique sobrecarregado. "Sem contar que a parte traseira não deve ficar perto de fontes de calor e não se pode, de modo algum, usá-la para pendurar peças úmidas ou molhadas", finaliza ele.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024