Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Tosca se despede do 22º FAO, com teatro lotado

O evento segue com apresentações de ópera, recitais e concertos até 30 de maio.

Por Secretaria de Comunicação Social,
segunda-feira, 20 de maio de 2019
 
 
 

Tosca se despede do 22º FAO, com teatro lotado
Ópera "Tosca". / Michael Dantas / SEC

Na noite do último domingo (19/05), “Tosca” se despediu do 22º Festival Amazonas de Ópera (FAO), em mais uma récita com ingressos esgotados. Na plateia, pessoas de todas as idades, comprovando a constante renovação do público do evento.

O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio master do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura. A abertura foi no dia 26 de abril, e o evento segue com apresentações de ópera, recitais e concertos até 30 de maio.

Olga Urbax, de 15 anos, assistiu pela segunda vez à ópera de Giacomo Puccini. “Gosto de ópera, acho muito interessante. Venho sempre, e essa é a segunda vez que estou assistindo a ‘Tosca’. Fico impressionada com o fôlego dos solistas”, disse a estudante, que estava acompanhada pela mãe, Minéia.

Rayka Ádria, 12 anos, também já é habitué do FAO. O gosto pela música erudita foi incentivado pela mãe. “Venho desde pequena com minha mãe. É muito interessante assistir, é sempre diferente. ‘Tosca’ foi a primeira ópera a que assisti esse ano. Gostei muito”, afirmou.

“Trago a Rayka desde que ela tinha 5 anos. No início, vim por curiosidade, mas começamos a  frequentar, conhecemos melhor e aprendemos a gostar”, comentou Deybe Mustafa, mãe da estudante. “Agora, marcamos presença sempre no festival e em outras programações culturais do teatro, como nos concertos da Orquestra de Violões”, pontuou.

Cumprindo compromisso profissional em Manaus, o ex-judoca e apresentador Flávio Canto aproveitou a passagem pela cidade para conhecer o Teatro Amazonas e assistir, pela primeira vez, à ópera “Tosca”. “Estou maravilhado. O teatro é lindo e a produção desse festival é de deixar qualquer um de queixo caído. Achei realmente incrível”, disse.

A obra – Encenada em duas edições do FAO (a primeira foi em 1998), “Tosca”, de Giacomo Puccini, é baseada em uma peça do dramaturgo francês Victorien Sardou, de 1887. O enredo narra a trama da célebre cantora de ópera Floria Tosca; do pintor Mario Caravadossi; e do chefe de polícia Baron Scarpia. A ação se passa em 1800, quando a Itália era ameaçada pela invasão do exército de Napoleão Bonaparte.

Caravadossi (Fernando Portari) e Tosca (Daniella Carvalho) estão apaixonados, porém o pintor é simpatizante de Napoleão e é perseguido por Scarpia (Rodrigo Esteves), que é obcecado pela cantora de ópera – criando assim o cenário para uma tragédia.

“Tosca” foi apresentada pela Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas e Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. O espetáculo tem direção musical e regência de Luiz Fernando Malheiro; direção cênica de Jorge Takla; cenários de Nicólas Boni; figurinos de Pablo Ramirez; e desenho de luz por Fábio Retti.

Próximas estreias – No próximo fim de semana, a programação do FAO será intensa, com as duas últimas estreias desta edição: “Mater Dolorosa”, um Laboratório de Ópera Barroca baseado na cantata “Stabat Mater Dolorosa”, de Giovanni Pergolesi, a ser apresentado no sábado (25/05), às 20h; e “Alma”, de Claudio Santoro, no domingo (26/05), às 19h.

Ainda no domingo (26/05), pela manhã, acontecerá o encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, no Centro Cultural Palácio da Justiça.

Sobre o 22º FAO – Em 2019, o FAO celebra o centenário de nascimento de Claudio Santoro com a apresentação da ópera “Alma”, do compositor e maestro amazonense. Também estão na programação “Ernani”, de Giuseppe Verdi; “Maria Stuarda”, de Gaetano Donizetti; “Tosca”, de Giacomo Puccini; e “Mater Dolorosa”, baseada na cantata “Stabat Mater Dolorosa”, de Giovanni Pergolesi.

Os ingressos para o FAO 2019 estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com/teatroamazonas), com valores que vão de R$ 2,50 a R$ 60.

A programação do festival abrange ainda o Recital Bradesco, com canções compostas por Claudio Santoro; o projeto “Ópera Mirim”; o encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, voltado para apresentar dados e casos de sucesso sobre a Indústria da Ópera na América Latina; o concerto do Dia das Mães, já realizado; e Mulheres da Ópera.

Sobre o Bradesco Cultura – Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do país, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte.

São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, além do Teatro Bradesco em São Paulo. Fazem parte do calendário 2019 atrações como o musical “O Fantasma da Ópera” e o Natal do Bradesco, em Curitiba.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024