Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Ópera Mirim realiza última apresentação no Hall do Teatro Amazonas
Por Secretaria de Comunicação Social,
terça-feira, 21 de maio de 2019
 
 
 

Ópera Mirim realiza última apresentação no Hall do Teatro Amazonas
Ópera Mirim. / Michael Dantas/ SEC

Apresentação aberta ao público geral será realizada neste domingo (26/5)

Neste domingo (26/05), o projeto Ópera Mirim realiza a última apresentação aberta ao público no hall do Teatro Amazonas, a partir das 11h, com entrada gratuita. O evento, que faz parte da programação do 22º Festival Amazonas de Ópera (FAO), apresenta um teatro de marionetes baseada na obra “O Menino e os Sortilégios”, baseada na obra do compositor Maurice Ravel.

O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio master do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura. A abertura foi no dia 26 de abril, e o evento segue com apresentações de ópera, recitais e concertos até 30 de maio.

Apresentado pelo grupo Pequeno Teatro do Mundo, o projeto foi criado com o objetivo de facilitar o acesso à ópera para o público, unindo o lúdico das marionetes e o erudito das obras de ópera. Na “L’enfant et les Sortilèges”, de Ravel, é contada a história de um menino que enfrenta a revolta de animais e objetos após ser desobediente. Para isso, 14 personagens são manipulados pelos artistas Fábio Retti e Fabiana Vasconcelos.

Retti participa do FAO desde a 15ª edição realizando o desenho de iluminação das óperas. O Ópera Mirim surgiu da experiência em trabalhar com o público no Amazonas.

“É um público muito aberto e sensível à ópera. Este projeto surgiu com a necessidade de desmistificar o fato de que o público não consegue absorver obras complexas. Já trabalhei em óperas em muitos lugares e é focado num público elitista, e não é isso. O público em geral consegue, sim, entender estas obras, o que faz do nosso projeto também um formador de públicos para os festivais que virão”, comenta o artista.

Apresentações - Com os espetáculos “L’enfant et les Sortilèges”, de Ravel, e também com “Rossini por um fio”, sobre a vida de Gioachino Rossini, o Ópera Mirim realizou apresentações na Casa Vhida, Hospital Joãozinho, Hospital Infantil Dr. Farjardo, no município de Santa Isabel do Rio Negro e na aldeia indígena Filadélfia, em Banejamin Constant.

A apresentação no Teatro Amazonas será a última para o público em geral. No dia 29 de maio, os artistas se apresentam para a comunidade Jesus Me Deu, no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Zilda Arns. Retti diz que a participação do projeto no 22º FAO foi emocionante para o grupo.

“Estamos muito felizes com as apresentações porque cumpriram seu objetivo. Poder levar um espetáculo com a mesma qualidade que é feito em Manaus para o interior foi muito significativo porque apesar da dificuldade, conseguimos. Espero que este seja apenas o primeiro passo para outros projetos”, diz.

Marionetes de fio – O Pequeno Teatro do Mundo é uma companhia de teatro de marionetes de fio, formada pelos artistas Fábio Retti e Fabiana Vasconcelos Barbosa, que resgata a tradição do teatro mambembe. Unindo sua expertise no teatro de animação à sua paixão pela ópera, encanta e diverte os espectadores, ao mesmo tempo em que promove uma experiência educativa e de iniciação artística, apresentando o universo da música erudita em uma linguagem popular.

Sobre o 22º FAO – Em 2019, o FAO celebra o centenário de nascimento de Claudio Santoro com a apresentação da ópera “Alma”, do compositor e maestro amazonense. Também estão na programação “Ernani”, de Giuseppe Verdi; “Maria Stuarda”, de Gaetano Donizetti; “Tosca”, de Giacomo Puccini; e “Mater Dolorosa”, baseada na cantata “Stabat Mater Dolorosa”, de Giovanni Pergolesi.

Os ingressos para o FAO 2019 estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com/teatroamazonas), com valores que vão de R$ 2,50 a R$ 60.

A programação do festival abrange ainda o Recital Bradesco, com canções compostas por Claudio Santoro; o encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, voltado para apresentar dados e casos de sucesso sobre a Indústria da Ópera na América Latina; o concerto do Dia das Mães, já realizado; e Mulheres da Ópera.

Sobre o Bradesco Cultura – Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do país, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte.

São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, além do Teatro Bradesco em São Paulo. Fazem parte do calendário 2019 atrações como o musical “O Fantasma da Ópera” e o Natal do Bradesco, em Curitiba.

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019