Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Conheça o Festival Folclórico de Parintins

Festa revela tradições, mitos e lendas da região Amazônica.

Por Alice Bachiega,
terça-feira, 18 de junho de 2019
 
 
 

Conheça o Festival Folclórico de Parintins
Festival Folclórico de Parintins / Divulgação | Parintins, Amazonas

Festa revela tradições, mitos e lendas da região Amazônica e conta com disputa de duas associações folclóricas

Todo ano, na cidade de Parintins, ocorre uma das festas mais tradicionais da região amazônica. Ela celebra a cultura, a miscigenação entre negros, indígenas, brancos e europeus, além das lendas típicas do folclore do estado, os rituais e a tradição religiosa. É um momento único de demonstrar o que os amazonenses têm a oferecer enquanto cidadãos ao Brasil. Por se tratar de um espetáculo de grandes dimensões, atrai turistas em busca de pacotes de viagem e passagens aéreas para a região.

O festival Folclórico de Parintins foi criado por um grupo ligado à Juventude Alegre Católica (JAC). O objetivo inicial era arrecadar fundos para a construção da catedral de Nossa Senhora do Carmo. Hoje, a festa já é reconhecida internacionalmente pelo espetáculo produzido durante três dias seguidos.

O festival tradicionalmente acontece no último fim de semana de junho ー data fixada em 2002 ー, mas a tradição remonta ao século XX. Durante o festival, há uma disputa a céu aberto de duas associações folclóricas: o Boi Caprichoso e o Garantido, com cores azul e vermelho, respectivamente. A rivalidade é grande e reúne espectadores ávidos por uma boa competição, que é realizada no Bumbódromo, um tipo de estádio com o formato de uma cabeça de boi, com capacidade para 35 mil pessoas. Entretanto, os bois só foram convidados a participar da festa em 1966, um ano depois da criação da festa.

A apresentação dessas associações folclóricas conta com músicas conhecidas como toadas, acompanhadas por cerca de 400 ritmistas. O Boi Caprichoso e o Garantido entram em cena com uma dança de duas horas e meia, com ordem de entrada na arena alternada em cada dia. As canções incluem letras relacionadas às lendas e mitos da Amazônia, além das melodias também contarem com muitos sons de cantos de pássaros.

Enquanto uma das associações folclóricas se apresenta, a outra apenas escuta, sem emitir qualquer demonstração de expressão, como vaias, gritos e palmas. O torcedor também jamais fala o nome do outro boi, se referindo a ele como “contrário”. Mas o ponto alto da noite é reservado para o final, quando há um ritual, com referências aos mitos, lendas e tradições indígenas. Todo espetáculo é entoado pela voz de um apresentador, encarregado de conduzir a festa.

O festival é composto por 21 quesitos. São eles: apresentador; levantador de toadas; batucada; ritual; porta-estandarte; amo do boi; sinhazinha da fazenda; rainha do folclore; cunhã poranga; boi bumbá (evolução); toada (letra e música); pajé; tribos indígenas; tuxauas; figuras típicas regionais; alegorias; lenda amazônica; vaqueirada; galera; coreografia, organização do conjunto folclórico. Os três primeiros a serem demonstrados  são, obrigatoriamente, apresentador, levantador de toadas e marujada, e o último é encenação. Os outros quesitos não possuem ordem pré-determinada.

Neste ano, a festa será exibida pela TV A Crítica, do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e também pela TV Cultura. 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024