Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Amazonas Filarmônica apresentará obras de compositores russos no Teatro Amazonas

Concerto desta quinta-feira (27/6) terá peças de Tchaikovsky e Shostakovich.

Por Secretaria de Comunicação Social,
terça-feira, 25 de junho de 2019
 
 
 

Amazonas Filarmônica apresentará obras de compositores russos no Teatro Amazonas
Amazonas Filarmônica. / Michael Dantas/SEC

Concerto desta quinta-feira (27/6) terá peças de Tchaikovsky e Shostakovich

Dois momentos da música clássica russa – final do século 19 e meio do século 20 – serão apresentados em um concerto da Amazonas Filarmônica, às 20h desta quinta-feira (27/6), com entrada gratuita no Teatro Amazonas. O repertório reunirá obras de Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) e Dmitri Shostakovich (1906-1975), com regência do maestro Otávio Simões. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a classificação é livre.

As obras escolhidas foram “Francesca da Rimini”, poema sinfônico (1876) de Tchaikovsky, e “Sinfonia nº 5 em ré menor” (1937), de Shostakovich. De acordo com o maestro Otávio Simões, as duas peças têm características marcantes.

“‘Francesca’ é mais um dos poemas sinfônicos baseados na literatura escritos pelo Tchaikovsky, que também fez de ‘Romeu e Julieta’ e outras obras de Shakespeare. Esta obra fala de um personagem da ‘Divina Comédia’, do escritor e poeta italiano Dante Alighieri. No poema, Francesca se encontra no segundo círculo do inferno, condenada pelo pecado da luxúria e sendo atacada por ventos fortes”, comenta o maestro.

Simões explica que Tchaikovsky tenta traduzir o ambiente do poema em “Francesca da Rimini”. “Logo no começo, a orquestra imita sons sombrios, como se estivéssemos em uma caminhada pelos bosques do inferno. Naquela época imaginava-se o inferno como um lugar gelado, então a música segue esta referência. Há também um momento bastante lírico no momento em que Francesca conta a sua história. É preciso uma orquestra de alta qualidade para realizar esta obra”, pontua.

O poema sinfônico de Tchaikovsky abrirá o concerto e tem duração de 25 minutos. Em seguida, a Amazonas Filarmônica apresentará a “Sinfonia nº 5”, obra famosa de Shostakovich. Simões destaca que o compositor russo viveu durante o regime soviético, que teve forte influência no criador da ópera “Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk”.

“Após a ‘Sinfonia nº 4’ e ‘Lady Macbeth’, o governo soviético ficou insatisfeito com suas obras, por serem muito arrojadas. Eles queriam algo mais acessível. Então, Shostakovich trabalhou, ainda dentro de sua linguagem, para criar a Sinfonia nº 5, que é muito mais acessível, mas ainda assim muito bela. Dentre suas 15 sinfonias, a de nº 5 é a mais famosa”, afirma o maestro.

Com obras de renome no repertório orquestral, a Amazonas Filarmônica poderá mostrar o virtuosismo da orquestra e de seus integrantes, segundo Otávio Simões. “São obras de difícil execução, que também contam com solos de instrumentos de sopro e percussão, e exigem músicos de habilidade. É uma apresentação para os fãs da música e para aqueles que querem conhecer obras clássicas. São todos bem-vindos”.

Serviço: Amazonas Filarmônica apresenta obras de Tchaikosvsky e Shostakovich
Data/ Hora: Quinta-feira, dia 27 de junho, às 20h
Local: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024