Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Grandioso e emocionante, Garantido abre Festival de Parintins defendendo as Lutas do Povo

O Boi Garantido abriu o Festival de Parintins com espetáculo “Nós, o Povo!”.

Por Cayo Dias, Assessoria Garantido
sábado, 29 de junho de 2019
 
 
 

Grandioso e emocionante, Garantido abre Festival de Parintins defendendo as Lutas do Povo
Boi Garantido. / Justino Guimarães/ Imprensa Garantido

Grandioso, emocionante e embalado por sua galera, O Boi Garantido abriu o Festival de Parintins com espetáculo “Nós, o Povo!” falando das lutas de sua gente. Um boi renovado e alegre trouxe logo de entrada a filha de seu fundador Lindolfo Monteverde, Maria do Carmo, conclamando a nação Vermelha e Branca para brincar com o mais campeão em momento marcante.

Nesta primeira noite, o Boi do Povão defendeu as lutas do povo, união de indígenas, negros, brancos, amarelos e quilombolas. Um povo feito no território da luta e luta tecida nos fios da alegria, da poesia, da dança, da arte de trançar as fibras da esperança e do entusiasmo de vida.
Uma das lendas mais antigas da Amazônia, “O Curupira, Sete Espíritos” foi apresentado com uma gigantesca alegoria do artista Roberto Reis. Transformações e efeitos, fizeram da lenda uma das melhores de todos os festivais. A cunhã-poranga, Isabelle Nogueira, surgiu no módulo principal e se destacou com sua apresentação.

A celebração folclórica “Aldeia Cultural” trouxe os povos que contribuíram para a formação da Amazônia, uma grande aldeia da diversidade cultural humana. A sinhazinha, Djidja Cardoso, amo do Boi, Gaspar Medeiros, a porta-estandarte, Edilene Tavares surgiram na grande celebração dos artistas Francinaldo Guerreiro e Iran Martins.

A contribuição japonesa inaugurou um ciclo de prosperidade econômica na Amazônia, e essa contribuição foi representada através da figura típica regional “O Juteiro”. A rainha do folclore, Brenda Beltrão, protagonizou e representou a figura do caboclo juteiro, na alegoria dos artistas Fábio Martins e Jucifran de Souza.

Fechando o espetáculo da primeira noite, o Boi Garantido levou para a arena o ritual Kawahiwa, um ritual de cura espiritual dos kawahiwa-parintintin, habitantes do Rio Tapajós, contra a má-sorte ou panema. O estreante Adriano Paketá, pajé do boi do povão, fez uma apresentação emocionante e levou as arquibancadas ao delírio.

"Foi sem dúvida, uma apresentação espetacular refletida na alegria da torcida nas arquibancadas que não parou um minuto. Hoje temos mais espetáculo pra confirmar nossa vitória e falando de Alegria", destacou Fábio Cardoso, presidente do Boi Garantido.

O Boi Garantido retorna neste sábado (29) ao Bumbódromo, fechando a segunda noite de apresentações do 54• Festival Folclórico de Parintins.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024