Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias



Sesc AM abre exposição aberta Îagûara na unidade do Centro
Por Francisco Santos, Fecomércio AM
terça-feira, 13 de agosto de 2019
 
 
 

Sesc AM abre exposição aberta Îagûara na unidade do Centro
Exposição Îagûara, do artista Rubens Belém. / Divulgação.

Visitação é aberta ao público das 8h às 17h30 e tem classificação livre

O Sesc Amazonas deu início a exposição aberta Îagûara, do artista Rubens Belém. A visitação é aberta ao público geral das 8h às 17h30, na parede externa da Galeria de Artes da entidade situada na Rua Henrique Martins, 427, Centro. A exposição tem classificação livre.

A exposição apresenta obra que exalta a onça-pintada. O termo Îagûara vem do Tupi e significa a fera que mata a presa com um golpe só. O felino, da família Felidae, é o terceiro maior do mundo, após o tigre e o leão, podendo pesar até 158 kg e seu comprimento pode ser de até 1,85 m, sem a calda.

A obra do artista Rubens Belém exalta a força da onça-pintada que tem uma mordida excepcionalmente poderosa que permite que ela fure a casca dura de répteis como a tartaruga. O animal crepuscular e solitário é capaz de rugir muito alto e usar o som para marcar território. Ela usa da sua pelagem, amarelo acastanhado com manchas, para se camuflar durante a caça e também para se proteger.

Sobre o artista

Natural de Parintins, Rubens Belém é artista gráfico e artista plástico autodidata. Com um olhar fenomenal voltado as belezas naturais da Amazônia. De onde tira a riqueza de seus detalhes, sua essência e suas cores. Quase que dando vida a seus personagens que muito parecem sair de suas telas.

Ele conta que seu objetivo como artista é divulgar a Amazônia em todo e qualquer lugar por onde andar.  “Neste momento em que o mundo todo volta seus olhares para a maravilha que é a Amazônia, busco conciliar a paisagem pintada deste lugar com uma maior divulgação do que aqui se produz em arte plástica. Quero ser reconhecido como artista, tendo como projeto de vida, produzir e expor meu trabalho pelas principais galerias do Brasil e levar para o mundo, através da arte pintada, a beleza, os costumes e mistérios da Amazônia”, destaca.

Projeto Osga Urbana

O Projeto “Osga Urbana” do Sesc de Exposição Aberta faz alusão ao animal de parede e seu nome popular manauara por sua vivência pelas paredes urbanas. Vindo desta forma, como uma alternativa expositiva para modificação e apropriação de espaços, intervindo no meio comum urbano. 

 

Publicidade




TecVidros
   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Cinema
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Cyber Café
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Hotspots (wi-fi)
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


Whatsapp Manausonline:
whatsapp (92) 98252-0123    


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2019