Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Estação do transporte coletivo na Ponta Negra terá quase 100 metros quadrados

Centro de Atendimento do Turista (CAT).

Por SEMCOM,
quinta-feira, 15 de agosto de 2019
 
 
 

Estação do transporte coletivo na Ponta Negra terá quase 100 metros quadrados
CAT - Ponta Negra. / Divulgação.

Um dos cartões-postais de Manaus e parques públicos mais movimentados da cidade, o Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, vai ganhar a primeira estação do transporte coletivo adaptada à alta demanda de público do local. Com 96 metros quadrados, moderno e com soluções arquitetônicas especiais para minimizar a sensação térmica e proporcionar mais conforto aos usuários, o novo mobiliário urbano segue a arquitetura do parque e do Centro de Atendimento do Turista (CAT), também em construção.

Devido à grande demanda de usuários especificamente naquele ponto, o abrigo ganhou moldes de estação, com ampliação em quase oito vezes mais em relação aos pontos de ônibus tradicionais, que possuem apenas 12 metros quadrados. Para o redimensionamento da estação foi considerado que, além de ser um ponto turístico, a Ponta Negra recebe alguns dos maiores eventos públicos da cidade, como o Festival Folclórico do Amazonas, o Réveillon e o Boi Manaus.

Para bloquear a sensação de calor, materiais nobres são utilizados na obra. A estrutura conta com revestimentos em porcelanato, aço inox escovado, madeira, pedra portuguesa e ACM (Alumínio Aplicado) no forro e na cobertura. “A ideia foi dotar o espaço de uma estrutura única, inexistente em qualquer outro ponto da cidade. E, ao mesmo tempo, proporcionar ao usuário do transporte coletivo, um espaço verdadeiramente confortável”, explicou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Cláudio Guenka.

A estação tem valor de R$ 207 mil. Destes, R$ 64 mil são provenientes de custo de obras – valor que inclui tapumes, placa, entradas de energia elétrica e água provisórias, locação de contêiner e banheiros químicos, além da mão de obra de engenheiro civil, almoxarife, encarregado, entre outros.

Novo CAT

Dentro das estratégias de fomento ao turismo na capital, promovidas pela Prefeitura de Manaus, o Complexo Turístico Ponta Negra vai ganhar também um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) para facilitar o acesso às informações e atrações da capital e do Estado. O projeto tem desenho arquitetônico minimalista, de inspirações regionais e faz parte da requalificação permanente do complexo implementada nesta gestão.

Elaborado e executado também pelo Implurb, a proposta arquitetônica do projeto trabalha com o conceito de transparência e integração com a paisagem do entorno da orla do rio Negro. O volume central é todo em vidro, onde acontecerá o atendimento ao turista e visitante. Como uma butique ao ar livre, a construção tem cobertura reta e com largos beirais no volume todo em vidro incolor, que permite uma vista integrada e sem intervenção.

Banners fixados no teto e no piso vão mostrar as principais atrações turísticas e naturais da capital e do Estado. A estrutura também terá um longo balcão com computadores embutidos para consultas. O volume do projeto é inspirado nas clássicas e icônicas palafitas sendo um pouco elevado do solo, como se estivesse levitando. Uma calçada em curva dará acesso ao CAT, além de uma rampa, que cerca o centro. Barras de aço compõem a fachada, dando alusão à trama de madeira das ocas cobertas de palha.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024