Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Prefeitura certifica moradores da RDS do Tupé para elevar potencial turístico da região

Um total de 23 comunitários foram certificados com os cursos.

Por SEMCOM,
sexta-feira, 23 de agosto de 2019
 
 
 

Prefeitura certifica moradores da RDS do Tupé para elevar potencial turístico da região
RDS do Tupé. / Márcio James / Semcom

Moradores das seis comunidades que integram a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé receberam certificação em cursos de capacitação oferecidos pela Prefeitura de Manaus, nesta sexta-feira, 23/8, durante o primeiro dia de programação do II Festival do Sauim-de-Coleira, na comunidade Julião.

Um total de 23 comunitários foram certificados com os cursos “Interpretação Ambiental e Monitoramento de Trilhas”, “Sinalização Turística de Trilhas” e "Turismo e Boas Práticas Sustentáveis", que juntos somaram 60 horas de capacitação coordenadas pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), em parceria com a Secretaria Municipal Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), gestora da região.

Os cursos foram oferecidos visando elevar o potencial econômico, turístico e sustentável das comunidades Agrovila, Colônia Central, Julião, Livramento, São João do Tupé e Tatulândia, de acordo com a diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento (Deap) da Espi/Semad, Jeânia Bezerra.

"A missão inicial da Espi/Semad era capacitar somente os servidores da Prefeitura de Manaus, mas com a gestão do prefeito Arthur Neto esse leque de atendimento se ampliou, integrando agentes públicos e políticos, entres eles os comunitários do Tupé, que são ligados à Semmas", destacou.

Para o diretor de Mudanças Climáticas e Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, as capacitações aconteceram em um momento de conscientização ambiental, em que o país e o mundo discutem as questões da Amazônia. "Ofertar cursos de base comunitária é despertar nos moradores  da região a importância em preservar o meio ambiente, além de apresentar formas de usar as riquezas naturais em prol do desenvolvimento local. O turismo é a vocação da RDS do Tupé e muitas pessoas já sabem disso, só precisamos criar instrumentos, nos desenvolvermos ainda mais", ressaltou.

Sinalização
Os resultados das capacitações já começaram a aparecer nas comunidades. Ruas e trilhas foram sinalizadas para o receptivo dos turistas, segundo o morador da comunidade Agrovila e participante do curso, Natan Santos.

"Nos últimos dias estamos enfrentando grandes problemas com as queimadas e a conscientização tem sido o principal foco em que temos trabalhado. Já colocamos em prática o que aprendemos no curso, sinalizando a comunidade e nossa recepção para receber visitantes, sempre buscando mostrar o cuidado que temos com a nossa comunidade", disse.

Moradora da comunidade São João do Tupé, Renilda Santos afirma que irá repassar aos moradores da sua comunidade tudo o que aprendeu. "Quero ser uma multiplicadora desse conhecimento. Como tenho uma visão de apoiar os jovens, os cursos foram a maneira que encontrei para ajudá-los. Meu pensamento é voltado para o desenvolvimento do turismo, principalmente na questão socioeconômica da comunidade. A capacitação veio agregar a questão do turismo como fonte de renda para quem deseja trabalhar na área", pontuou.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024