Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Como a tecnologia pode impulsionar o turismo em Manaus?

74% dos viajantes planejam suas viagens na internet.

Por Lucas Lamounier,
terça-feira, 27 de agosto de 2019
 
 
 

Como a tecnologia pode impulsionar o turismo em Manaus?
Turismo. / Fonte: Unsplash.com

Os avanços tecnológicos mudaram a maneira como viajamos e esses novos desenvolvimentos prometem uma experiência ainda mais interativa e emocionante. Mas como a tecnologia pode ajudar a impulsionar o turismo em Manaus?

Ninguém duvida da importância da tecnologia no turismo e como ela influenciou e continua a moldar a experiência do viajante: do destino escolhido até as atividades feitas. De acordo com o site MAGODATECNOLOGIA, um estudo realizado recentemente pelo Google Travel descobriu que 74% dos viajantes planejam suas viagens na internet, enquanto apenas 13% ainda usam agências de viagens para prepará-los.

Quando se trata de passagens aéreas, as promoções realizadas pelas companhias podem ser uma grande aliada na hora de atrair novos viajantes. São muitos os turistas que escolhem suas próximas férias de acordo com os preços oferecidos para determinados lugares. Assim, uma boa estratégia pode ser a parceria com empresas aéreas para oferecer preços especiais a Manaus e tornar a cidade mais competitiva em relação ao turismo.

A internet e o os smartphones estão gerando uma profunda mudança na indústria do turismo, criando novas maneiras das pessoas aproveitaram suas férias e seu tempo livre. O celular é o novo guia turístico, agência de viagens, o melhor localizador de restaurantes, mapa e está ao ao lado dos turistas durante toda a jornada. Segundo o site TripAdvisor, 45% dos usuários usam o smartphone para tudo relacionado às suas férias.

Por isso, é necessário adaptar os serviços e as comunicações corporativas a esses dispositivos. A KLM, por exemplo, criou um serviço de informações para passageiros usando o Facebook Messenger e, a cada reserva feita, o sistema envia ao usuário informações sobre a viagem através do Facebook Messenger, bem como seu cartão de embarque ou atualizações sobre o status do voo.

Dessa forma, o usuário tem todas as informações pertinentes sobre sua viagem na palma da mão usando um aplicativo que já usa, eliminando a necessidade de baixar qualquer outra coisa. Em Manaus, um sistema parecido poderia ser implementado para reservas em restaurantes, hotéis e atrações turísticas, por exemplo, facilitando a gestão desses processos.

Realidade aumentada

A realidade aumentada (AR) ou a realidade virtual (RV) também entraram no mundo das viagens e podem oferecer muitas possibilidades para o turismo na região. Mais e mais empresas têm usado essa tecnologia para mostrar aos usuários uma cabine em um navio de cruzeiro ou transportá-los, por alguns segundos, para a Grande Muralha da China.

Uma parceria com empresas de tecnologia do estado poderia desenvolver tours virtuais das principais atrações da cidade como forma de atrair novos viajantes e fazer com que mais pessoas conheçam as belezas de Manaus.

Assistentes Virtuais

Estamos todos familiarizados com Siri e Alexa, os assistentes virtuais que atendem a todas as necessidades do usuário: de como está o tempo hoje na cidade, a ligar o rádio e checar o email. Alguns hotéis estão começando a recrutar essa “ajuda” graças à chegada de assistentes virtuais especialmente projetados para esses ambientes.

A IBM lançou recentemente o Watson Assistant, um assistente virtual com tecnologia AI que cria uma experiência interativa e personalizada para os consumidores.

Big Data

A rede de hotéis Meliá usa informações sobre seus hóspedes para descobrir qual é o melhor alvo para campanhas de marketing. Primeiramente, eles examinam seu banco de dados para verificar o valor gasto, o motivo da viagem, o país de origem e relacionam essas informações com dados públicos de fontes do governo para desenvolver o perfil de cliente mais apropriado e atingir uma taxa de sucesso mais alta.

Dessa forma, eles melhoram a segmentação de suas campanhas para aumentar sua eficácia e otimizar o investimento necessário. A Amazonastur, por exemplo, poderia usar uma estratégia parecida para atingir novos turistas em potencial e otimizar os resultados de suas campanhas de marketing.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024