Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Bonecos do grupo Giramundo são atrações teatrais do Passo a Paço 2019

Vindo diretamente de Belo Horizonte (MG), os famosos bonecos ganharão uma exposição.

Por Thaís Waughan / Manauscult, Secretaria Municipal de Comunicação
terça-feira, 27 de agosto de 2019
 
 
 

Bonecos do grupo Giramundo são atrações teatrais do Passo a Paço 2019
Teatro de bonecos Giramundo. / Híbrido Comunicação e Cultura

Um dos maiores sucessos de teatro de bonecos, o grupo ‘Giramundo’, será a grande atração das artes cênicas do Festival Passo a Paço 2019, da Prefeitura de Manaus. Vindo diretamente de Belo Horizonte (MG), os famosos bonecos ganharão uma exposição no Les Artistes Café Teatro e também realizarão intervenções artísticas pelas ruas do centro histórico durante os quatro dias do festival, que este ano acontecerá de 5 a 8 de setembro.

A exposição montada no Les Artistes Café Teatro contará um pouco da história do grupo, em comemoração aos seus quase 50 anos de existência. Aproximadamente 180 bonecos de diferentes estilos e tamanhos irão compor a exposição, apresentando cronologicamente as fases do Giramundo desde seu surgimento, nos anos 70, até os dias atuais.

“Cada boneco é feito para espetáculos e depois ele se torna uma peça de exposição, então alguns bonecos estão na ativa e outros, não. Já para o cortejo, iremos levar seis bonecos chamados de bonecos “habitáveis” em que as pessoas vestem, estilo boneco de Olinda, mas não é a mesma coisa. O cortejo acontecerá sempre nas aberturas das atividades do festival”, explicou o produtor do grupo Giramundo, Ricardo da Mata.

Criação e reconhecimento

O ‘Giramundo’ foi criado pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. Além de ser um dos grupos de teatro de bonecos mais premiados em todo o mundo, o grupo é uma atração para todos os tipos de público: do adulto ao infantil. A cada ano, além de montar um novo espetáculo, o grupo faz uma remontagem. As 950 marionetes, que já encenaram ou ainda encenam as peças do grupo, compõem o maior acervo de coleção privada do Brasil.

Nos anos 2000, o grupo se institucionalizou e ampliou sua pauta de atividades, abrindo seu museu, escola e estúdio de animação e incorporando a criação de produtos como livros, vídeos e brinquedos.

Passo a Paço

Em sua sexta edição, o projeto de ocupação artística do Centro Histórico de Manaus, Passo a Paço, consolidado como o maior festival de artes integradas da Amazônia, promove o encontro de variadas expressões e linguagens artístico-culturais no berço histórico da capital amazonense.

Este ano, o Passo a Paço acontecerá de 5 a 8 de setembro, e trará como principal atração internacional o cantor CeeLo Green. Na cena nacional, os principais palcos do festival receberão nomes como Jaloo, Letrux, Sidney Magal, Roberta Miranda, Baco Exu do Blues, Liniker e os Caramelows, Ludmilla, Emicida, Fagner e Zeca Pagodinho, além de shows de mais de 30 artistas locais.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024