Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Festival Mova-se começa nesta quinta-feira (19)

O Festival Mova-se de Dança começa oficialmente às 20h, no palco do Teatro Amazonas.

Por Fabrício Nunes,
quarta-feira, 18 de setembro de 2019
 
 
 

Festival Mova-se começa nesta quinta-feira (19)
Ikuâni. / Marcos Vicentti.

A décima edição do Festival Mova-se de Dança, evento assinado pelo Casarão de Ideias começa nesta quinta-feira (19) e segue até o domingo (22) com espetáculos, oficinas, mostras batalhas All Style com apresentações no Largo de São Sebastião, Casarão de Ideias e Teatro Amazonas e entradas gratuitas.

As atividades começas às 16h com os filmes da III Mostra de Vídeo Dança, direcionados ao movimento do corpo no “Cine Casarão”. Em seguida, às 18h o Casarão de Ideias (rua Barros, 279, Centro) é sede da Mostra Universitária começando pelo espetáculo amazonense “Asperger”, interpretado e criados por Letícia Teixeira Pinto e Letícia Silva Valares e com direção de Vanderlan Santos.

‘Asperger” mostra o conflito interno que indivíduos com grau elevado de Autismo vivem em seu cotidiano, tais como isolamento social, falta de percepção e atenção, uso inadequado de objetos e as crises, que passam pelo processamento desordenado em seu cérebro. Todas estas características são representadas por movimentos marcantes, entremeados por sequências coreográficas que complementam o trabalho.

Às 18h30, sobe ao palco o bailarino Thiago Nunes com “Reptile” (RJ), um trabalho coreográfico desenvolvido no Projeto de Pesquisa Corpo Estranho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dirigido pela mestre Aline Teixeira, o trabalho propõe se aproximar de um estado anímico, não se atendo aos estereótipos da mera reprodução de seus movimentos e humores, se despir de seus próprios padrões formais e permitir se aventurar em um processo de criação movido pela imagem e organicidade de um animal.

A última apresentação pela Mostra Universitária do dia, será o espetáculo amazonense “Krebs”, que fala sobre as passagens e trocas entre pessoas e suas transformações necessárias para que possa seguir em frente deixando o passado apenas nas suas lembranças e tornando o seu presente mais forte para desafios maiores.

“Krebs” é interpretado por Débora Júdice e Rebeca Carvalho, dirigido por Vanderlan Santos e produção assinada por Isis de Oliveira e Geovana Piffer, com classificação livre para todos os públicos

 

Abertura oficial

O Festival Mova-se de Dança começa oficialmente às 20h, no palco do Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, s/n, Centro) com a apresentação da companhia Garatuja de Artes Cênicas. O grupo acreano apresenta o monólogo “Ikuâni” .

O espetáculo retrata um dia inteiro no cotidiano das mulheres huni kuin (kaxinawá), da tradição ancestral à rotina doméstica. A plateia acompanha o cuidado da personagem central com os filhos, casa e a mãe natureza, o trabalho no roçado, o feitio do artesanato e da comida, a participação nas festas, nos rituais sagrados, na cantoria e na dança.

“Ikuâni” é interpretado e escrito pela Regina Maciel é autora e intérprete do texto, que foi construído após um período de profunda imersão na vida das indígenas.

O espetáculo fala sobre o corpo da ancestralidade. A figura da mulher da floresta, mulher amazônida do século XVI, detentora de uma ancestralidade feminina do tempo antes do tempo, quando mundo era livre dos homens maus . Ikuãni vive em um mundo de liberdade, onde o ser, era o ser, o ser que sente a vibração do Nixi paem do Kene da jiboia se mostrando um só mundo.

A linguagem do corpo em movimento durante seus afazeres e sua organização estética, coreográfica, ritualística a musical ocupam um lugar fundamental no desempenho do ritual das tradições indígenas, são objeto de pesquisa profunda neste trabalho.

O “Mova-se na Rua” faz parte da programação do X Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios e é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia e o apoio cultural do Governo do Estado do Amazonas e Prefeitura Municipal de Manaus através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult), através do Prêmio Conexões Culturais 2018. A realização é do Casarão de Ideias e Cia de Ideias

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024