Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Primavera dos Museus reúne atividades gratuitas em Manaus

13ª Primavera dos Museus, evento nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Por Thaís Waughan / Manauscult,
quinta-feira, 19 de setembro de 2019
 
 
 

Primavera dos Museus reúne atividades gratuitas em Manaus
Museu da Cidade de Manaus. / Leonardo Leão / Manauscult

Visitas guiadas ao Museu da Cidade de Manaus, mesa redonda e o lançamento do livro “Mercado Adolpho Lisboa – História e Arquitetura” integram a programação da 13ª Primavera dos Museus, evento nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Manaus, as atividades são realizadas pela Prefeitura de Manaus e ocorrerão entre 23 a 29 de setembro, no Museu da Cidade e no Instituto Amazônia, sempre com entrada gratuita.

Realizada anualmente, a Primavera dos Museus tem o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. Este ano, o evento tem como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”, e conta com atividades realizadas por todo o país.

Visitas ao Museu

Em Manaus, as visitas ao Museu da Cidade integram a programação do evento e acontecerão no horário normal, de 24 a 29/9, das 9h às 17h, sempre com última entrada às 16h20.

Localizado no prédio do Paço da Liberdade, na rua Gabriel Salgado, Centro Histórico de Manaus, em frente à Praça Dom Pedro II, o museu oferece oito salas para visitas, apresentando a exposição permanente "A Cidade de Manaus: História, Gente e Cultura", que conta a história da cidade e da identidade do povo manauara através de interações tecnológicas, peças arqueológicas e artigos regionais.

Mesa redonda

Já no quarta-feira, 25/9, acontece uma mesa redonda com o tema “O processo de implantação do Museu da Cidade de Manaus”, das 15h às 17h, no Instituto Amazônia, localizado na rua Bernardo Ramos, Centro, próximo ao Museu da Cidade.

A atividade, que requer inscrição, será ministrada pelo diretor de Cultura da Manauscult, Márcio Braz, e pelas arquitetas e professoras Ana Lúcia Abrahim e Alcilânia Lima.

Durante o evento, os profissionais abordarão o processo de implantação do Museu da Cidade, desde a lei que o cria, passando pelo edital de chamamento público, projeto museográfico, reformas e demais acontecimentos, bem como as dificuldades encontradas durante o processo, o legado e as perspectivas futuras para permanência do equipamento cultural.

Os interessados em participar devem preencher previamente um formulário on-line, disponível no link http://bit.ly/mesa-museudacidade. A inscrição é gratuita.

Lançamento de livro

Logo em seguida, ainda no dia 25, às 17h, acontece o lançamento do livro “Mercado Adolpho Lisboa – História e Arquitetura”, também no Instituto Amazônia.

Escrita pelo jornalista, historiador e professor Otoni Mesquita, a obra faz um levantamento histórico sobre o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, destacando a sua relação com o abastecimento regional e as mudanças processadas na sociedade local.

O autor ainda dá destaque para a construção, ampliações e outras atualizações do conjunto de edificações do seu entorno imediato. A partir de documentos oficiais e relatos de viajantes, Otoni reconstitui um panorama de Manaus, destacando o espaço do Mercado com um dos elementos mais significativos da identidade e memória.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024